...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

Contribuições (1986)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Phiale tristis

    Aranha-papa-moscas macho da espécie Phiale tristis (Salticidae) registrada em borda de mata na (...)

    Publicado em 22/03/2021

    2360 visualizações

    0 comentário

  • Concha interna de Spirula

    Spirula spirula é uma pequena espécie de lula de aproximadamente 5 centimetros, encontrada em (...)

    Publicado em 26/08/2020

    5687 visualizações

    1 comentário

  • Garça branca

    A garça-branca é uma ave da família Ardeidae. É considerada uma espécie cosmopolita, característica (...)

    Publicado em 28/05/2019

    8594 visualizações

    1 comentário

  • Neritina virginea

    Concha do molusco Neritina virginea registrada na praia de Carne de Vaca, litoral norte de (...)

    Publicado em 11/02/2022

    1378 visualizações

    1 comentário

  • Carcará

    Caracara plancus, nome científico para o Carcará, que ficou famoso depois da música cantada por (...)

    Publicado em 19/02/2025

    1177 visualizações

    1 comentário

  • Blue Jay

    Esta foto foi na cerca do jardim de casa em Miami, onde mostra bem melhor o pássaro Blue Jay, é (...)

    Publicado em 30/12/2019

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Veturius (Passalidae)

    Esse besouro pertence a família Passalidae e vive em colônia dentro de troncos em decomposição. (...)

    Publicado em 13/03/2020

    2259 visualizações

    2 comentários

  • Besouros Passalidae e Phileurini

    No tronco em decomposição é possível encontrar uma diversidade de animais com diferentes formas e (...)

    Publicado em 14/09/2022

    1460 visualizações

    0 comentário

  • Bicho preguiça

    Bicho preguiça registrato no dia 9 de setembro de 2025 na Estação Ecológica de (...)

    Publicado em 12/09/2025

    796 visualizações

    0 comentário

1 ... 38 39 40 41 42 43 44 45 46 ... 221

Apoie o Portal