...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Mosca-abelha

    Mosca-abelha do gênero Palpada fotografada na borda de um fragmento de Mata Atlântica, na APA (...)

    Publicado em 03/09/2020

    7210 visualizações

    3 comentários

  • Fêmea de Chiroxiphia pareola

    O tangará-falso, ou tangará-principe (Chiroxiphia pareola) é um passarinho da família Pipridae (...)

    Publicado em 31/05/2020

    1158 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Calosoma

    Besouro da família Carabidae. Alimenta-se de larvas e pupas de lepidópteros. É considerado um (...)

    Publicado em 15/10/2019

    3675 visualizações

    1 comentário

  • Carão

    Carão registrado em uma área alagada na região central de Manaus no dia 6 de julho de 2026. O (...)

    Publicado em 22/07/2026

    212 visualizações

    0 comentário

  • Neritina virginea

    O gênero Neritina pertence ao grande Filo dos Mollusca, classe dos Gastropodes, o maior táxon (...)

    Publicado em 16/03/2019

    1350 visualizações

    0 comentário

  • Raposa

    Nesse período da pandemia tem aparecido aqui em casa, na Praia do Paiva, às vezes só, noutras (...)

    Publicado em 21/05/2020

    1328 visualizações

    1 comentário

  • Psitacideo

    Se alimentando de flores de Ipê em Recife-PE

    Publicado em 10/03/2018

    1275 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Constituído com cerca de 1000 espécies, Passalidae são besouros que se alimentam de madeira em (...)

    Publicado em 08/03/2019

    1979 visualizações

    2 comentários

  • Tropidurus semitaeniatus

    Tropidurus semitaeniatus é um pequeno lagarto que possui ampla distribuição na Caatinga, (...)

    Publicado em 28/10/2017

    2038 visualizações

    0 comentário

1 ... 26 27 28 29 30 31 32 33 34 ... 227

Apoie o Portal