...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2041)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Marimbondo-marrom predando uma lagarta

    Registro do momento em que um marimbondo marrom captura uma pequena lagarta de mariposa. (...)

    Publicado em 26/10/2020

    5299 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta 80 (Callicore)

    Borboleta rara, facilmente reconhecida pela marca do numeral 80 sobre suas asas quando em (...)

    Publicado em 29/05/2020

    3744 visualizações

    5 comentários

  • Rhynchonycteris naso

    Pequena espécie de morcego relativamente comum e amplamente distribuída na metade norte da (...)

    Publicado em 04/12/2019

    1650 visualizações

    0 comentário

  • Cobra coral verdadeira

    «Como diferenciar uma cobra coral verdadeira de uma falsa coral? É uma coral verdadeira?» Estas (...)

    Publicado em 17/02/2025

    5721 visualizações

    1 comentário

  • Thasus rutilus

    Imaturo do percevejo Thasus “rutilus” (Coreidae: Coreinae: Nematopini/Nematopodini).

    Publicado em 03/07/2019

    2285 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro listrado

    Ofiúro da espécie Ophioderma cinereum encontrado na praia de Serrambi, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 01/03/2026

    283 visualizações

    0 comentário

  • Lambe-pau

    Littoraria angulifera, popularmente conhecida no Nordeste como lambe-pau pertence à família (...)

    Publicado em 19/10/2026

    5 visualizações

    0 comentário

  • Rhyothemis sp 1

    Libélula (provávelmente gênero Rhyothermis) na ilha de Honshu; Hiroshima. Em tempos antigos o (...)

    Publicado em 10/12/2018

    809 visualizações

    0 comentário

  • Coral-cérebro

    Coral cérebro é uma espécie única do Brasil (endêmica). Só no nosso litoral que ocorre esse lindo (...)

    Publicado em 15/01/2026

    586 visualizações

    0 comentário

1 ... 24 25 26 27 28 29 30 31 32 ... 227

Apoie o Portal