...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2032)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Peixe Mariquita

    A mariquita é um peixe muito comum em ambientes recifais no litoral de Pernambuco. Seu nome (...)

    Publicado em 13/04/2025

    1253 visualizações

    0 comentário

  • Taioba

    Iphigenia brasiliensis ou popularmente conhecida como Taioba é um molusco bivalve comum nos (...)

    Publicado em 20/01/2024

    1410 visualizações

    0 comentário

  • Águia-serrana

    Uma águia-serrana, também conhecida como gavião-pé-de-serra (Nordeste). Fotografei essa ave no (...)

    Publicado em 20/10/2025

    779 visualizações

    0 comentário

  • Inseto

    Possivelmente casal de inseto (não identificado) encontrados em um remanescente de Aldeia, Mata (...)

    Publicado em 07/11/2018

    1058 visualizações

    0 comentário

  • Totó vermelho juvenil

    O totó vermelho, ou apogon, é um pequeno peixe caraterístico de ambientes recifais das costas (...)

    Publicado em 21/01/2026

    450 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-Uçá

    O caranguejo-uçá (Ucides cordatus) é um importante recurso econômico em toda a sua área de (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1080 visualizações

    0 comentário

  • Saguis urbanos

    Saguis observados no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, região (...)

    Publicado em 01/10/2023

    1018 visualizações

    0 comentário

  • Ardea alba

    Publicado em 07/08/2018

    1130 visualizações

    0 comentário

  • Lagarto do sertão

    Registrado em área de caatinga, Petrolina, Povoado do Capim, Serra do Capim.

    Publicado em 02/04/2021

    1234 visualizações

    0 comentário

1 ... 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226

Apoie o Portal