...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

Contribuições (1986)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboletas

    Borboletas na beira de uma cachoeira próxima da região metropolitana de Belo (...)

    Publicado em 20/11/2017

    1123 visualizações

    0 comentário

  • Coral-esmeralda (Scolymia wellsi)

    Um dos corais mais bonitos da APA Costa dos Corais: coral-esmeralda. É uma espécie de coral (...)

    Publicado em 11/11/2023

    1180 visualizações

    0 comentário

  • Iguana

    Uma iguana encontrada no Parque dos Bilhares, área central de Manaus. Registro realizado no dia (...)

    Publicado em 14/07/2026

    100 visualizações

    0 comentário

  • Volatinia jacarina

    Publicado em 07/08/2018

    861 visualizações

    0 comentário

  • Formiga-Leão (Neuroptera)

    A formiga-leão é conhecida por suas larvas terem essas mandíbulas e se enterrarem na areia, (...)

    Publicado em 19/11/2018

    5350 visualizações

    0 comentário

  • Cosmosoma teuthras

    Aqui segue a foto em 1º plano .

    Publicado em 23/01/2024

    974 visualizações

    1 comentário

  • Anuro

    Espécie encontrada na serapilheira de Mata Atlântica e não tem nenhum curso d’água nos (...)

    Publicado em 10/07/2018

    941 visualizações

    0 comentário

  • Scinax auratus

    Scinax auratus é uma pequena perereca com uma distribuição restrita à região da Mata Atlântica do (...)

    Publicado em 22/02/2022

    1410 visualizações

    0 comentário

  • Bentivi-da-mestiça (Tyrannus melancholicus)

    Registro de pássaro feito dia 06/11/2017 às 16:00.

    Publicado em 10/11/2017

    1124 visualizações

    1 comentário

  • Mosca Syrphidae em Sphagneticola trilobata (L.) pruski

    Mosca da família Syrphidae, nas flores do disco de um espécime vegetal de Sphagneticola trilobata (...)

    Publicado em 03/07/2025

    919 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-bicuda

    Batuíra-bicuda (Charadrius wilsonia) é uma espécie ave liminícola residente, mas não muito comum de (...)

    Publicado em 03/06/2025

    1200 visualizações

    0 comentário

  • Quati

    Um quati (Nasua nasua) observado na Estação Ecológica do Tapacurá no dia 24 de setembro de 2022. (...)

    Publicado em 25/09/2022

    1678 visualizações

    0 comentário

  • Coruja buraqueira

    Coruja buraqueira empoleirada na beira da praia. Esta coruja pode ser facilmente observada, (...)

    Publicado em 14/08/2025

    1101 visualizações

    0 comentário

  • Vespa

    Essa vespa eu consegui fotografar bem de perto sem ela se assustar. Foi um momento interessante (...)

    Publicado em 28/04/2020

    1304 visualizações

    4 comentários

  • Libélula do gênero Argia

    Pequena libélula fêmea do gênero Argia registrada em um fragmento de Mata Atlântica no município de (...)

    Publicado em 10/02/2022

    1076 visualizações

    0 comentário

  • Percevejos do gênero Phthia

    Percevejos do gênero Phthia (Ordem Hemiptera, Família Coreidae) observados próximo a um fragmento (...)

    Publicado em 25/03/2020

    2274 visualizações

    0 comentário

  • Sapo cururu

    Rhinella jimi

    Publicado em 28/03/2021

    995 visualizações

    0 comentário

  • Moluscos Littorina

    Moluscos de alguma espécie do gênero Littorina encontrados na praia de Japaratinga, litoral norte (...)

    Publicado em 17/07/2021

    1127 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro vermelho

    Um belíssimo ofiúro vermelho da espécie Ophiothrix fragilis, registrado no dia 22 agosto, na praia (...)

    Publicado em 03/09/2024

    809 visualizações

    0 comentário

  • Erythrodiplax umbrata

    Libélula registrada em Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, no dia 17 de julho de (...)

    Publicado em 15/07/2020

    1187 visualizações

    0 comentário

  • Seriema

    A seriema (Cariama cristata) é uma de ave de grande porte com ampla distribuição na América do (...)

    Publicado em 19/09/2021

    1924 visualizações

    0 comentário

  • Concha de Tonna pennata

    Tonna pennata é uma espécie de gastropode marinho. Ocorre no litoral da Flórida, nos Estados (...)

    Publicado em 12/01/2025

    1050 visualizações

    0 comentário

  • Euptoieta hegesia

    Fotografei essa linda borboleta numa área de vegetação rasteira, atrás do Forte de Tamandaré. No (...)

    Publicado em 03/12/2025

    544 visualizações

    0 comentário

  • Doris pseudoargus

    Lesma do mar da espécie Doris pseudoargus registrada na praia de Lilia, norte do Finistério, (...)

    Publicado em 01/05/2024

    985 visualizações

    0 comentário

  • Periquito de asa amarela

    Periquito-de-asa-amarela observado no ramo mais alto do baobá da Praça da República, região (...)

    Publicado em 04/08/2025

    923 visualizações

    0 comentário

  • Cigarra

    As cigarras (Hemiptera: Cicadoidea) são geralmente grandes insetos voadores e reconhecidos pelo (...)

    Publicado em 22/01/2019

    1291 visualizações

    0 comentário

  • Baiacú-mirim

    O baiacú-mirim (Sphoeroides testudineus) é facilmente observado dentro dos estuários. Quando as (...)

    Publicado em 05/02/2025

    1305 visualizações

    0 comentário

  • Sagui do nordeste

    Sagui-do-nordeste ou sagui-de-tufo-branco é uma espécie que ocorre na Mata Atlântica e Caatinga do (...)

    Publicado em 25/10/2024

    1305 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Fotografada no teto do apartamento. Publiquei assim apenas para facilitar a visualização.

    Publicado em 13/04/2020

    1596 visualizações

    3 comentários

  • Gafanhoto de olhos azuis

    Um pequeno gafanhoto de olhos azuis registrado no dia 24 de agosto na APA Aldeia Beberibe. (...)

    Publicado em 25/08/2025

    746 visualizações

    0 comentário

1 ... 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67

Apoie o Portal