...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

Contribuições (1986)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Nephila clavata

    Aranha jorô, comum no Japão.

    Publicado em 27/11/2018

    1009 visualizações

    0 comentário

  • Cobra verde

    Cobra verde encontrada no sítio dos meus pais em Aldeia

    Publicado em 04/06/2026

    169 visualizações

    2 comentários

  • Columbina picui

    Uma rolinha-picui registrada na região central da cidade Garanhuns, Pernambuco, no dia 19 de (...)

    Publicado em 01/05/2026

    205 visualizações

    0 comentário

  • Cascavel

    Cobra cascavel encontrada entre pedras na data 16/07/2026.

    Publicado em 16/07/2026

    110 visualizações

    0 comentário

  • Golfinho em Tamandaré

    Afistamento de Golfinho na praia de Tamandaré

    Publicado em 28/03/2025

    842 visualizações

    0 comentário

  • Budião Zelinda

    Budião Zelinda, nome dado em homenagem a pesquisadora Dra. Zelinda Leão, mas também é conhecido (...)

    Publicado em 09/01/2025

    1103 visualizações

    0 comentário

  • Carcará comendo sapo

    Uma dupla de carcarás observada enquanto se alimentava. O carcará da direita capturou um pequeno (...)

    Publicado em 01/10/2025

    599 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-saltadora

    Aranha-saltadora registrada na APA Aldeia Beberibe, no dia 25 de dezembro de 2020. Espécie (...)

    Publicado em 29/12/2020

    2416 visualizações

    0 comentário

  • Lepidoptera

    Espécime capturada no município de Ribeirão em Pernambuco, espécie comum na região (...)

    Publicado em 01/06/2018

    924 visualizações

    3 comentários

  • Mariposa Vespa - Rio 11/06/2024

    Apareceu na cozinha do apartamento. Local: Leme de Noronha, Rio de Janeiro em 11/06/2024 (...)

    Publicado em 11/06/2024

    1452 visualizações

    4 comentários

  • Gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis)

    Observação de aves em Porto de galinhas, Ipojuca.

    Publicado em 01/02/2024

    815 visualizações

    0 comentário

  • Utetheisa ornatrix

    Utetheisa ornatrix é uma espécie de mariposa que ocorre em todas as américas. De hábito noturno, (...)

    Publicado em 08/12/2025

    540 visualizações

    0 comentário

  • Besouro gorgulho

    Besouro gorgulho identificado por Boris B. Gênero Oxycorynus , família Belidae.

    Publicado em 12/03/2025

    980 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    Batuíra-de-bando, Charadrius semipalmatus, é a espécie de ave mgratória mais comum e mais fácil de (...)

    Publicado em 16/11/2025

    541 visualizações

    0 comentário

  • Tropidurus hispidus

    Publicado em 07/08/2018

    834 visualizações

    0 comentário

1 ... 113 114 115 116 117 118 119 120 121 ... 133

Apoie o Portal