...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

Contribuições (1986)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Bicho preguiça

    Uma silhueta discreta e silenciosa se desloca vagarosamente, pendurada em galhos finos, bem no (...)

    Publicado em 29/05/2025

    1736 visualizações

    1 comentário

  • Tesourinha Dermaptera

    Tesourinha fotografada em tronco na Serra dos Cavalos, possivelmente em busca de presas. Pode (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1344 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rola-bosta

    Será que todos os besouros rola-bostas rolam bosta? Essa é a espécie Canthon nigripennis van (...)

    Publicado em 14/08/2019

    1511 visualizações

    0 comentário

  • Capivaras

    Grupo de filhotes de capivara pastando tranquila e livremente em um gramado no Parque Estadual (...)

    Publicado em 12/05/2022

    1304 visualizações

    0 comentário

  • Marimbondo carijó

    Dupla de marimbondos-carijó construindo seu ninho em uma folha de palmeira. Estes marimbondos (...)

    Publicado em 20/04/2023

    2097 visualizações

    0 comentário

  • Pequena mariposa

    Mariposa muito pequena fotografada em uma residência em Abreu e Lima.

    Publicado em 20/03/2023

    1484 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-papa-moscas verde

    Encontrei essa beldade hoje, domingo 29/08/21, na espata de uma orquídea. Me chamou a atenção (...)

    Publicado em 29/08/2021

    3793 visualizações

    0 comentário

  • Mamangava

    Xylocopa frontalis é uma grande espécie de abelha solitária muito comum no Brasil apresentando uma (...)

    Publicado em 26/09/2020

    24516 visualizações

    2 comentários

  • Libélula

    As libélulas (Ordem Odonata) são um dos grupos de insetos alados mais antigos. As primeiras (...)

    Publicado em 19/12/2019

    3046 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-deus

    Inseto da ordem Mantodea, conhecido como louva-a-deus. Devido ao mimetismo passam (...)

    Publicado em 10/12/2019

    1096 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa Syngamia florella

    Mariposa registrada na área urbana da cidade de Abreu e Lima - PE. Foto do dia (...)

    Publicado em 24/05/2020

    2782 visualizações

    7 comentários

  • Ecdise de siri

    Para crescer, os artrópodes precisam primeiro soltar as conexões entre os seus tecidos vivos e as (...)

    Publicado em 11/11/2025

    670 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Besouro da família Passalidae fotografado dentro da galeria em um tronco em decomposição no solo (...)

    Publicado em 27/12/2021

    1091 visualizações

    0 comentário

  • Garça-vaqueira

    Garça-vaqueira registrada no Espaço Ciência, Olinda, Pernambuco, no dia 6 de novembro de 2021. Seu (...)

    Publicado em 10/11/2021

    1932 visualizações

    1 comentário

  • Planária terrestre - Platelminto

    As Planárias terrestres pertencem ao filo dos Platyhelminthes. São vermes achatados que (...)

    Publicado em 30/06/2020

    2189 visualizações

    0 comentário

1 ... 8 9 10 11 12 13 14 15 16 ... 133

Apoie o Portal