...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Molusco Leucozonia nassa

    Leucozonia nassa é a espécie mais comum das três espécies do gênero encontradas no Brasil. A espécie (...)

    Publicado em 11/01/2025

    1276 visualizações

    0 comentário

  • Ophiocoma echinata

    Ofiúro da espécie Ophiocoma echinata registrado na praia do Paiva no dia 5 de novembro de 2025. (...)

    Publicado em 17/11/2025

    780 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo de olhos verdes

    Um caranguejo colorido de olhos verdes encontrado na Pedra do Xáreu, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 12/06/2026

    250 visualizações

    0 comentário

  • Aranha armadeira

    As aranhas armadeiras compõem um grupo muito diverso de aranhas, que abarca muitos gêneros, entre (...)

    Publicado em 19/12/2018

    1530 visualizações

    0 comentário

  • Coral Casca-de-jaca

    Uma outra colônia do coral casca de jaca, Montastraea cavernosa, encontrada em águas rasas nas (...)

    Publicado em 25/02/2025

    1089 visualizações

    0 comentário

  • Rhinella granulosa

    Publicado em 11/11/2017

    1098 visualizações

    0 comentário

  • Juvenil de Donzelinha

    Um dos detlhes mais lindos da donzelinha juvenil da espécie Stegastes variabilis são as diversas (...)

    Publicado em 17/01/2026

    426 visualizações

    0 comentário

  • Besouro do fungo - Scaphidomorphus bosci

    Insetos e Besouros Granja Alameda das Pitangueiras Aldeia dos Camarás Camaragibe - PE (...)

    Publicado em 22/10/2019

    2465 visualizações

    2 comentários

  • Sanhaço-verde Thraupis palmarum

    Um grupo de três ou quatro sanhaços-do-coqueiro estavam fazendo a festa em uma palmeira nos (...)

    Publicado em 29/07/2025

    944 visualizações

    0 comentário

1 ... 165 166 167 168 169 170 171 172 173 ... 227

Apoie o Portal