...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Scinax x-signatus

    Scinax x-signatus é uma espécie de perereca arboricola muito comum e abundante em ambientes (...)

    Publicado em 06/05/2020

    1682 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-prata

    Aranha-de-prata registrada na área urbana de Abreu e Lima no dia 03 de maio de (...)

    Publicado em 04/05/2020

    1304 visualizações

    2 comentários

  • Aranha papa-mosca

    Aranha saltadora da espécie Frigga cf. coronigera (identificada por Alexandre S. Michelotto) (...)

    Publicado em 04/05/2020

    3138 visualizações

    0 comentário

  • Cupim «aleluia»

    Pequeno cupim voador já sem suas asas. Foto registrada logo após uma revoada de cupins, no dia 19 (...)

    Publicado em 04/05/2020

    1159 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-prata

    A aranha-de-prata Argiope argentata é uma espécie facilmente encontrada em ambientes urbanos.Se (...)

    Publicado em 02/05/2020

    3708 visualizações

    2 comentários

  • Borboleta Pyrgus orcus

    Pyrgus orcus (família Hesperiidae) é uma pequena borboleta comum e abundante em ambientes de (...)

    Publicado em 02/05/2020

    1295 visualizações

    0 comentário

  • Ariramba-de-cauda-ruiva

    Galbula ruficauda.

    Publicado em 01/05/2020

    992 visualizações

    3 comentários

  • Mosca Amblyonychus

    Amblyonychus é um gênero de moscas da família Asilidae. Na região neotropical são conhecidas 16 (...)

    Publicado em 01/05/2020

    1246 visualizações

    1 comentário

  • Vespa

    Essa vespa eu consegui fotografar bem de perto sem ela se assustar. Foi um momento interessante (...)

    Publicado em 28/04/2020

    1418 visualizações

    4 comentários

  • Besouro Trachyderes succinctus

    Este besouro eu fotografei durante a minha caminhada de todas as tardes na pista de cooper do (...)

    Publicado em 28/04/2020

    5356 visualizações

    4 comentários

  • Borboleta

    Borboleta registrada na área urbana de Abreu e Lima no dia 11 de junho de 2019.

    Publicado em 28/04/2020

    1350 visualizações

    3 comentários

  • Panara jarbas

    Borboleta da espécie Panara jarbas registrada na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco, no (...)

    Publicado em 28/04/2020

    1382 visualizações

    0 comentário

  • Tenebrionidae

    Em áreas urbanas besouros tenebrionídeos são super comuns. Eles são detritívoros, alimentando-se de (...)

    Publicado em 27/04/2020

    2240 visualizações

    1 comentário

  • Didelphis albiventris

    Timbu (Didelphis albiventris) procurando refúgio em residências no período chuvoso na área urbana (...)

    Publicado em 27/04/2020

    1329 visualizações

    1 comentário

  • Besouro Passalidae

    Os passalidae são besouros subsociais, apresentam cuidado parental e comunicação com (...)

    Publicado em 26/04/2020

    5099 visualizações

    2 comentários

  • Besouro Neoathyreus

    O gênero Neoathyreus (Scarabaeoidea: Geotrupidae) é um conjunto (táxon) de besouros com 70 (...)

    Publicado em 26/04/2020

    1384 visualizações

    1 comentário

  • Besouro Macraspis festiva

    Macraspis festiva é um besouro da subfamília Rutelinae. É uma espécie relativamente grande, com (...)

    Publicado em 25/04/2020

    21073 visualizações

    39 comentários

  • Gavião Carijó

    Esta foto foi tirada no jardim da minha casa em Aldeia. Vejam o detalhe da lagartixa presa no (...)

    Publicado em 23/04/2020

    1338 visualizações

    2 comentários

  • Nematomorpha

    Verme Crina-de-Cavalo (Nematomorpha - Gordiida) encontrado parasitando um Louva-a Deus na (...)

    Publicado em 21/04/2020

    1710 visualizações

    2 comentários

  • Rhysida celeris

    Rhysida celeris é uma espécie de quilópode (Myriapoda, Scolopendromorpha) com ampla distribuição (...)

    Publicado em 20/04/2020

    12038 visualizações

    3 comentários

  • Borboleta

    Mais uma linda borboleta. Desta vez não foi fácil fotografá-la, mas depois de muita persistência, (...)

    Publicado em 20/04/2020

    1067 visualizações

    1 comentário

  • Borboleta

    Esta foto eu acabei de tirar aqui na minha casa em Aldeia. Uma borboleta parecida com uma que (...)

    Publicado em 20/04/2020

    1099 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Preto Passalidae

    Este besouro eu fotografei aqui na minha casa em Aldeia. Não sei o nome da espécie, muito menos a (...)

    Publicado em 19/04/2020

    16161 visualizações

    12 comentários

  • Barata

    Uma barata dando uma voltinha no apartamento durante a quarentena... Periplaneta americana é a (...)

    Publicado em 17/04/2020

    1977 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo

    Este percevejo (espécie não identificada) pertence à família Pentatomidae. Este grupo monofilético (...)

    Publicado em 15/04/2020

    1142 visualizações

    0 comentário

  • Lagarto

    Fotografado dentro de pequeno fragmento de mata. Animal muito calmo, permitiu boa (...)

    Publicado em 13/04/2020

    1122 visualizações

    1 comentário

  • Mariposa

    Fotografada no teto do apartamento. Publiquei assim apenas para facilitar a visualização.

    Publicado em 13/04/2020

    1667 visualizações

    3 comentários

  • Historis odius

    Historia odius é uma espécie de borboleta que apresenta grande distribuição geográfica, ocorrendo (...)

    Publicado em 13/04/2020

    1846 visualizações

    0 comentário

  • Marpesia chiron

    Marpesia chiron é uma espécie de borboleta (Lepidoptera, Nymphalidae) com ampla distribuição (...)

    Publicado em 10/04/2020

    1571 visualizações

    0 comentário

  • Sagui-de-tufos-brancos

    Publicado em 08/04/2020

    1080 visualizações

    0 comentário

1 ... 47 48 49 50 51 52 53 54 55 ... 68

Apoie o Portal