...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

Contribuições (1986)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Bicho-pau

    Esta foto foi uma oportunidade bastante interessante, pois estava numa reunião na Pousada (...)

    Publicado em 08/08/2020

    6261 visualizações

    1 comentário

  • Bicho do cesto

    Este pequeno entulho de pequenos gravetos envoltos por um tipo de seda na verdade é um casulo. (...)

    Publicado em 25/03/2025

    17493 visualizações

    0 comentário

  • Zig-Zag

    Zig-Zag, Cabra Cega

    Publicado em 26/06/2020

    1170 visualizações

    0 comentário

  • Hypsiboas albomarginatus

    Hypsiboas albomarginatus é uma espécie de anfíbio da família Hylidae. Encontrada em arbustos ou (...)

    Publicado em 17/06/2018

    1352 visualizações

    0 comentário

  • Aratu-da-pedra

    Plagusia depressa é um crustáceo braquiúro da Família Plagusiidae. Vive em em recifes costeiros e (...)

    Publicado em 24/10/2019

    3703 visualizações

    0 comentário

  • Pareuptychia ocirrhoe

    Borboletas do gênero Pareuptychia. Este gênero é representado por oito espécies associadas a (...)

    Publicado em 16/05/2019

    1397 visualizações

    0 comentário

  • Vespa-mata-porcos

    Esta vespa de cor laranja e de asas pretas tem um nome popular bem estranho: vespa-mata-porcos. (...)

    Publicado em 28/03/2025

    7447 visualizações

    0 comentário

  • Cobra verde

    Serpente da espécie Leptophis ahaetulla registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 25 de junho de (...)

    Publicado em 03/07/2023

    7417 visualizações

    0 comentário

  • Aranha na teia (Trichonephila clavipes)

    Exemplar registrado em 13/08/2022 em área de borda de mata no Zoológico de Dois Irmãos. Espécie (...)

    Publicado em 13/10/2022

    4058 visualizações

    1 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 221

Apoie o Portal