...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Galathea strigosa

    Galathea strigosa é uma espécie de crustáceo decapoda do grupo dos Anomura. É uma espécie (...)

    Publicado em 01/08/2024

    1025 visualizações

    0 comentário

  • Molusco Leucozonia nassa

    Leucozonia nassa é a espécie mais comum das três espécies do gênero encontradas no Brasil. A espécie (...)

    Publicado em 11/01/2025

    1276 visualizações

    0 comentário

  • Gastropoda terrestre

    O filo Mollusca é diverso em morfologia, ecologia e estima-se possuir 75.000 a 150.000 espécies (...)

    Publicado em 30/03/2019

    1524 visualizações

    0 comentário

  • Eupolymnia nebulosa

    Eupolymnia nebulosa é um pequeno anelídeo poliqueta solitário e relativamente sedentário que pode (...)

    Publicado em 24/03/2024

    1454 visualizações

    0 comentário

  • Borboletas-coruja do gênero Caligo

    De hábitos crepusculares, essas grandes borboletas costumam permanecer pousadas em troncos (...)

    Publicado em 26/07/2025

    1291 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo de olhos verdes

    Um caranguejo colorido de olhos verdes encontrado na Pedra do Xáreu, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 12/06/2026

    250 visualizações

    0 comentário

  • Aranha armadeira

    As aranhas armadeiras compõem um grupo muito diverso de aranhas, que abarca muitos gêneros, entre (...)

    Publicado em 19/12/2018

    1530 visualizações

    0 comentário

  • Dermatonotus muelleri

    Sapo da espécie Dermatonotus muelleri registrado na APA Aldeia Beberibe no dia 6 de março de 2022 (...)

    Publicado em 08/03/2022

    1908 visualizações

    0 comentário

  • Coral Casca-de-jaca

    Uma outra colônia do coral casca de jaca, Montastraea cavernosa, encontrada em águas rasas nas (...)

    Publicado em 25/02/2025

    1089 visualizações

    0 comentário

  • Casiornis fuscus

    O caneleiro-enxofre (Casiornis fuscus) é um pequeno passarinho da família Tyrannidae. É uma (...)

    Publicado em 30/03/2023

    1293 visualizações

    0 comentário

  • Juvenil de Donzelinha

    Um dos detlhes mais lindos da donzelinha juvenil da espécie Stegastes variabilis são as diversas (...)

    Publicado em 17/01/2026

    426 visualizações

    0 comentário

  • Anisotremus moricandi

    Espécie de peixe popularmente conhecida como «avô do Pirambú». Pertence à Família Haemulidae. É (...)

    Publicado em 23/11/2018

    1320 visualizações

    0 comentário

  • Besouro do fungo - Scaphidomorphus bosci

    Insetos e Besouros Granja Alameda das Pitangueiras Aldeia dos Camarás Camaragibe - PE (...)

    Publicado em 22/10/2019

    2465 visualizações

    2 comentários

  • Chiasmocleis alagoanus

    Chiasmocleis alagoanus é uma pequena espécie de sapo da Família Microhylidae com hábitos (...)

    Publicado em 18/06/2022

    1458 visualizações

    0 comentário

  • Sanhaço-verde Thraupis palmarum

    Um grupo de três ou quatro sanhaços-do-coqueiro estavam fazendo a festa em uma palmeira nos (...)

    Publicado em 29/07/2025

    944 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta tigrada

    Borboleta da Tribo Ithomiini, provavelmente da espécie Hythyris nimonia, registrada em um brejo (...)

    Publicado em 20/08/2025

    786 visualizações

    0 comentário

  • Gymnodactylus geckoides

    Gymnodactylus geckoides é uma pequena espécie de lagarto terrestre endêmica da Caatinga. É uma (...)

    Publicado em 16/05/2025

    1770 visualizações

    0 comentário

  • Teju em Pombos PE

    Este Teiú (Salvator merianae) nos visitou aqui em Casa, teve alguns atritos com o nosso cão e (...)

    Publicado em 06/12/2021

    1301 visualizações

    0 comentário

  • Carcará comendo sapo

    Uma dupla de carcarás observada enquanto se alimentava. O carcará da direita capturou um pequeno (...)

    Publicado em 01/10/2025

    673 visualizações

    0 comentário

  • Anonistus scariosus

    Esperança da espécie Anonistus scariosus (Orthoptera: Tettigoniidae) encontrada no dia 28 de (...)

    Publicado em 01/12/2022

    1153 visualizações

    0 comentário

  • Scada reckia

    Scada reckia é uma pequena borboleta da subfamília Ithomiinae relativamente comum e abundante em (...)

    Publicado em 07/11/2022

    1292 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    O período de passagem das aves migratórias pelo litoral nordestino vai de agosto a novembro, (...)

    Publicado em 30/04/2026

    287 visualizações

    0 comentário

  • Pseudothemis sp

    Libélula (provávelmente gênero Pseudothermis) na ilha de Honshu; Hiroshima. Em tempos antigos o (...)

    Publicado em 10/12/2018

    658 visualizações

    0 comentário

  • Anilocra frontalis

    O que você está vendo nesta foto não é um peixe de chapéu. Na verdade, este pequeno peixe bodião da (...)

    Publicado em 02/10/2023

    1547 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa camuflada

    Mariposa camuflada pousada em um tronco de árvore na Estação Ecológica de Tapacurá. Quando vou para (...)

    Publicado em 20/10/2022

    1233 visualizações

    0 comentário

  • Grilo Gryllacrididae

    Gryllacrididade é uma família da ordem Orthoptera. Em inglês são conhecidos popularmente como raspy (...)

    Publicado em 18/03/2020

    1655 visualizações

    0 comentário

  • Dryas iulia alcionea

    Borboleta fotografada em um fragmento de Mata Atlântica do município de Goiana, litoral norte de (...)

    Publicado em 05/02/2022

    1039 visualizações

    0 comentário

  • Aracno

    Caranguejeira encontrada na sede da ReBio Saltinho, Tamandaré-PE

    Publicado em 05/06/2020

    1233 visualizações

    1 comentário

  • Taioba

    Iphigenia brasiliensis ou popularmente conhecida como Taioba é um molusco bivalve comum nos (...)

    Publicado em 20/01/2024

    1416 visualizações

    0 comentário

  • Ovos de Bursatella

    Os ovos de Bursatella spp, conhecida como lebre-do-mar ou tinteira, são postos em cordões (...)

    Publicado em 29/04/2025

    1355 visualizações

    0 comentário

1 ... 45 46 47 48 49 50 51 52 53 ... 69

Apoie o Portal