...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Mellita quinquiesperforata

    A bolacha-de-praia (sand dollar, em inglês) é um equinodermo da Classe Echinoidea (mesma classe (...)

    Publicado em 05/02/2019

    5937 visualizações

    2 comentários

  • Synodus intermedius

    Conhecido como peixe-lagarto (Família Synodontidae). É encontrado no fundo arenoso de recifes de (...)

    Publicado em 24/11/2018

    1330 visualizações

    0 comentário

  • Cardume de Haemulon aurolineatum

    Cardume de Haemulon aurolineatum em ambiente recifal na APA Costa dos Corais, Tamandaré. As (...)

    Publicado em 18/02/2020

    2299 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta espinhosa

    Lagarta registrada no dia 17 de fevereiro de 2019, em um fragmento de Mata Atlântica, na APA (...)

    Publicado em 28/11/2020

    1407 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Ambientes recifais é o nome dados a diferentes ecossistemas e formações, que vão desde recifes de (...)

    Publicado em 10/01/2025

    968 visualizações

    0 comentário

  • Desova de Vitta virginea

    Vasculhando a lama do manguezal do Rio Tatuamunha, encontrei essa desova de Vitta virginea (seu (...)

    Publicado em 28/11/2025

    641 visualizações

    0 comentário

  • Lithobates palmipes

    Lithobates palmipes é a única espécie da família Ranidae que ocorre naturalmente no Brasil. É uma (...)

    Publicado em 01/09/2018

    1376 visualizações

    0 comentário

  • Odontophrynus carvalhoi

    Publicado em 11/11/2017

    1146 visualizações

    0 comentário

  • Metamasius hemipterus

    Metamasius hemipterus é uma espécie de besouro com ampla distribuição geográfica. Ocorre (...)

    Publicado em 09/02/2020

    2121 visualizações

    0 comentário

1 ... 134 135 136 137 138 139 140 141 142 ... 227

Apoie o Portal