...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Ascalapha odorata

    A espécie Ascalapha odorata é uma das maiores mariposas da região Neotropical. Podem ser encontras (...)

    Publicado em 22/05/2020

    2112 visualizações

    1 comentário

  • Agaricia humilis

    Agaricia humilis é uma pequena espécie de coral, bastante comum no litoral brasileiro, geralmente (...)

    Publicado em 26/08/2024

    1206 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rola-bosta

    Besouro Rola-bosta (Deltochilum verruciferum) avistado na Fazenda Folha Miúda, Floresta - PE. (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1974 visualizações

    2 comentários

  • Ouriço-cacheiro

    O ouriço-cacheiro, ou porco-espinho (Coendou prehensilis), é um grande roedor arborícola podendo (...)

    Publicado em 09/11/2017

    1707 visualizações

    0 comentário

  • Calycopis sp

    Borboleta (Classe Insecta, Ordem Lepidoptera, Família Lycaenidae, Gênero Calycopis... Só vou até (...)

    Publicado em 20/12/2019

    1637 visualizações

    4 comentários

  • Percevejos arlequim

    Percevejos arlequim flagrados em um momento inusitado... Dia 12 de maio de 2024, na região de (...)

    Publicado em 17/07/2024

    1338 visualizações

    0 comentário

  • Melipona scutellaris

    A espécie nativa sem ferrão Melipona scutellaris é conhecida popularmente como uruçu. É uma (...)

    Publicado em 07/10/2022

    1636 visualizações

    0 comentário

  • Lesma marinha Berthella plumula

    Berthella plumula é uma espécie de molusco gastropode marinho da Família Pleurobranchidae. É uma (...)

    Publicado em 13/09/2024

    1217 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    O período de passagem das aves migratórias pelo litoral nordestino vai de agosto a novembro, (...)

    Publicado em 30/04/2026

    288 visualizações

    0 comentário

1 ... 110 111 112 113 114 115 116 117 118 ... 227

Apoie o Portal