...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (324)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Leptodactylus vastus

    Conhecida como rã pimenta, a espécie Leptodactylus vastus possui uma ampla distribuição no (...)

    Publicado em 30/08/2018

    2953 visualizações

    0 comentário

  • Embuá

    Os embuás, ou piolhos-de-cobra, são artrópodes pertencentes a classe Diplopoda (milípedes). Com (...)

    Publicado em 17/12/2017

    12539 visualizações

    3 comentários

  • Besouro do fungo - Scaphidomorphus bosci

    Insetos e Besouros Granja Alameda das Pitangueiras Aldeia dos Camarás Camaragibe - PE (...)

    Publicado em 22/10/2019

    2462 visualizações

    2 comentários

  • Sabiá gongá

    Um belo sabiá gongá atraído por uma oferta irresistível de sapotis maduros. Registro realizado no (...)

    Publicado em 26/06/2025

    2658 visualizações

    0 comentário

  • Cupim «aleluia»

    Pequeno cupim voador já sem suas asas. Foto registrada logo após uma revoada de cupins, no dia 19 (...)

    Publicado em 04/05/2020

    1159 visualizações

    0 comentário

  • Xenopholis undulatus

    Pequena espécie de serpente da Família Colubridae com hábitos diurnos encontrada em vários estados (...)

    Publicado em 21/10/2019

    2792 visualizações

    1 comentário

  • Aranha zebra

    Pequena aranha papa-moscas com um lindo padrão listrado preto e branco. Registro realizado na (...)

    Publicado em 14/04/2022

    5959 visualizações

    0 comentário

  • Gaturamo-verdadeiro

    O gaturamo-verdadeiro é um pequeno passarinho de bico forte e cauda curta com grande (...)

    Publicado em 29/06/2025

    1743 visualizações

    0 comentário

  • Panara jarbas

    Borboleta da espécie Panara jarbas registrada na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco, no (...)

    Publicado em 28/04/2020

    1382 visualizações

    0 comentário

1 ... 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 36

Apoie o Portal