...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (323)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboleta Hermeuptychia

    Hermeuptychia é um gênero de pequenas borboletas neotropicais com oito espécies conhecidas. Possui (...)

    Publicado em 11/02/2021

    1636 visualizações

    0 comentário

  • Canário da terra

    Canário da terra registrado na APA Aldeia Beberibe no dia 21 de abril de 2026. Foi bem difícil (...)

    Publicado em 30/04/2026

    247 visualizações

    0 comentário

  • Lagartas

    Lagartas encontradas na APA Aldeia Beberibe, no dia 14 de agosto de 2022. Espécie ainda não (...)

    Publicado em 29/08/2022

    1317 visualizações

    0 comentário

  • Ascalapha odorata

    A espécie Ascalapha odorata é uma das maiores mariposas da região Neotropical. Podem ser encontras (...)

    Publicado em 22/05/2020

    2109 visualizações

    1 comentário

  • Colapctes melanochloros

    O pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros) apresenta uma ampla distribuição na America do (...)

    Publicado em 13/06/2018

    1198 visualizações

    0 comentário

  • Grupo de lagartas

    Grupo de pequenas lagartas encontrado em um pé de goiaba na APA Aldeia Beberibe. Registro (...)

    Publicado em 01/04/2023

    1116 visualizações

    0 comentário

  • Athyreus sp.

    A família Geotrupidae possui 68 gêneros e 620 espécies em todo o mundo, destes número de gêneros (...)

    Publicado em 30/03/2019

    1271 visualizações

    1 comentário

  • Embuá

    Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco. Espécie não identificada. Os (...)

    Publicado em 03/07/2020

    3512 visualizações

    0 comentário

  • Anonistus scariosus

    Esperança da espécie Anonistus scariosus (Orthoptera: Tettigoniidae) encontrada no dia 28 de (...)

    Publicado em 01/12/2022

    1148 visualizações

    0 comentário

  • Pareuptychia ocirrhoe

    Borboleta da espécie Pareuptychia ocirrhoe interjecta registrada na APA Aldeia Beberibe no dia (...)

    Publicado em 07/08/2021

    940 visualizações

    0 comentário

  • Phyllostomus hastatus

    Espécie de morcego generalista com grande distribuição na America do Sul. Ocorre em quase todo (...)

    Publicado em 22/10/2018

    1350 visualizações

    0 comentário

  • Vespa preta

    Vespa parasitóide preta com detalhes laranjas nas asas e na ponta das antenas. Espécie (...)

    Publicado em 05/12/2023

    4046 visualizações

    0 comentário

  • Cigarrinha laranja

    Cigarrinha laranja (Cicadellidae, Hemiptera) encontrada sob uma folha de uma rosa do deserto. (...)

    Publicado em 08/04/2019

    1470 visualizações

    0 comentário

  • Rhinella crucifer

    Rhinella crucifer é uma espécie de anuro da família Bufonidae endêmica do Brasil. Ocorre desde o (...)

    Publicado em 08/03/2020

    2056 visualizações

    0 comentário

  • Salvator merianae.

    Publicado em 01/04/2019

    998 visualizações

    0 comentário

  • Bradypus variegatus

    O bicho-preguiça comum apresenta uma grande distribuição geográfica na América do Sul. É uma espécie (...)

    Publicado em 24/09/2018

    1658 visualizações

    0 comentário

  • Libélula vermelha

    Grande libélula vermelha registrada na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, no dia 23 de junho de (...)

    Publicado em 10/07/2020

    2716 visualizações

    0 comentário

  • Calycopis sp

    Borboleta (Classe Insecta, Ordem Lepidoptera, Família Lycaenidae, Gênero Calycopis... Só vou até (...)

    Publicado em 20/12/2019

    1633 visualizações

    4 comentários

  • Percevejo

    Este percevejo (espécie não identificada) pertence à família Pentatomidae. Este grupo monofilético (...)

    Publicado em 15/04/2020

    1142 visualizações

    0 comentário

  • Jiboia abraçando um teiú

    Registro raro e fortuito: uma jiboia abraçando mortalmente um lagarto teiú em uma área de Mata (...)

    Publicado em 16/11/2020

    3110 visualizações

    0 comentário

  • Fêmea de Chiroxiphia pareola

    O tangará-falso, ou tangará-principe (Chiroxiphia pareola) é um passarinho da família Pipridae (...)

    Publicado em 31/05/2020

    1156 visualizações

    0 comentário

  • Grilo Gryllacrididae

    Gryllacrididade é uma família da ordem Orthoptera. Em inglês são conhecidos popularmente como raspy (...)

    Publicado em 18/03/2020

    1651 visualizações

    0 comentário

  • Touit surdus

    Touit surdus é uma espécie de periquito que ocorre ao longo de praticamente toda a costa (...)

    Publicado em 09/08/2020

    1334 visualizações

    0 comentário

  • Capivara

    Capivara se alimentado de plantas aquáticas no açude central (Açude de Dentro) do zoológico de (...)

    Publicado em 03/12/2019

    1489 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Neoathyreus

    O gênero Neoathyreus (Scarabaeoidea: Geotrupidae) é um conjunto (táxon) de besouros com 70 (...)

    Publicado em 26/04/2020

    1384 visualizações

    1 comentário

  • Marpesia chiron

    Marpesia chiron é uma espécie de borboleta (Lepidoptera, Nymphalidae) com ampla distribuição (...)

    Publicado em 10/04/2020

    1570 visualizações

    0 comentário

  • Discosura longicaudus

    Fotografado na Estação Ecológica de Caétes

    Publicado em 26/03/2018

    1235 visualizações

    0 comentário

  • Coprophanaeus dardanus

    O gênero Coprophanaeus pertence ao grupo dos besouros rola-bosta (Scarabaeinae) e utilizam (...)

    Publicado em 28/04/2019

    1518 visualizações

    0 comentário

  • {Eulaema cingulata}

    Eulaema cingulata é uma espécie de abelha neotropical da subtribo Euglossina (Família Apidae). No (...)

    Publicado em 11/05/2020

    2665 visualizações

    0 comentário

  • Lagartas camufladas

    Detalhes de várias lagartas de Lepidoptera camufladas parecendo o próprio tronco onde estavam. (...)

    Publicado em 15/11/2017

    1587 visualizações

    0 comentário

1 ... 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Apoie o Portal