...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (324)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Aranha-papa-moscas verde

    Encontrei essa beldade hoje, domingo 29/08/21, na espata de uma orquídea. Me chamou a atenção (...)

    Publicado em 29/08/2021

    4024 visualizações

    0 comentário

  • Surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui)

    Surucuá-de-barriga-vermelha registrado na APA Aldia Beberibe, Região Metropolitana de Recife, no (...)

    Publicado em 12/10/2026

    58 visualizações

    0 comentário

  • Bicho-folha

    Contribuição da comissão científica do Portal Este bicho-folha na verdade é um inseto da ordem (...)

    Publicado em 20/11/2020

    20247 visualizações

    4 comentários

  • Besouro de manchas amarelas

    Besouro-serra-pau (Cerambycidae) encontrado dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe no dia 27 (...)

    Publicado em 02/07/2023

    6841 visualizações

    0 comentário

  • Bicho do cesto

    Este pequeno entulho de pequenos gravetos envoltos por um tipo de seda na verdade é um casulo. (...)

    Publicado em 25/03/2025

    17814 visualizações

    0 comentário

  • Hamadryas amphinome

    Borboleta da espécie Hamadrya amphinome registrada pousada no tronco de um pé de sapoti na APA (...)

    Publicado em 27/06/2020

    2916 visualizações

    0 comentário

  • Touit surdus

    Touit surdus é uma espécie de periquito que ocorre ao longo de praticamente toda a costa (...)

    Publicado em 09/08/2020

    1341 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Pelidnota

    Besouro do gênero Pelidnota encontrado dentro de uma casa localizada na APA Aldeia Beberibe. Foi (...)

    Publicado em 03/03/2025

    3040 visualizações

    1 comentário

  • Capivara e frango d’água azul

    Mutualismo , predação e parasitismo. Todas estas interações ecológicas foram registradas em um (...)

    Publicado em 16/10/2026

    30 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 36

Apoie o Portal