...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (324)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Mariposa bruxa

    Mariposa bruxa (Ascalapha odorata) registrada dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe, no dia (...)

    Publicado em 15/01/2021

    5312 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Hermeuptychia

    Hermeuptychia é um gênero de pequenas borboletas neotropicais com oito espécies conhecidas. Possui (...)

    Publicado em 11/02/2021

    1638 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Ptecticus

    Ptecticus é um gênero cosmopolita de moscas da família Stratiomyidae. São conhecidas popularmente (...)

    Publicado em 31/01/2020

    5814 visualizações

    0 comentário

  • Tiê-sangue

    O tiê-sangue é um passarinho endêmico da Mata Atlântica brasileira, ocorrendo desde o Rio Grande do (...)

    Publicado em 13/05/2025

    1491 visualizações

    1 comentário

  • Manacus manacus

    Manacus manacus é uma espécie de ave passeriforme da família Pipridae. É conhecida popularmente (...)

    Publicado em 23/11/2019

    3262 visualizações

    0 comentário

  • Pipira-preta fêmea

    Fêmea de Tachyphonus rufus.

    Publicado em 11/11/2018

    1067 visualizações

    0 comentário

  • Trigona spinipes

    A arapuá (Trigona spinipes) é uma abelha sem ferrão do grupo de meliponíneos (Família Apidae) com (...)

    Publicado em 07/02/2019

    2078 visualizações

    0 comentário

  • Scada reckia

    Scada reckia é uma pequena borboleta da subfamília Ithomiinae relativamente comum e abundante em (...)

    Publicado em 07/11/2022

    1293 visualizações

    0 comentário

  • Historis odius

    Historia odius é uma espécie de borboleta que apresenta grande distribuição geográfica, ocorrendo (...)

    Publicado em 13/04/2020

    1851 visualizações

    0 comentário

1 ... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 ... 36

Apoie o Portal