... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Janthina janthina

Janthina janthina

Publicado por Aléssio F.

no dia 09/06/2021

68 visualizações

0 comentário

Violet snail Janthina janthina

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Janthina janthina (Linnaeus, 1758) é uma espécie espetacular de molusco gastropode da família Epitoniidae. É uma das únicas espécies de moluscos que fazem parte da comunidade de animais neustônicos, isto é, organismos flutuantes que vivem na interface oceano-atmosfera. Janthina janthina consegue flutuar com a ajuda de um grupo de bolhas mucosas fabricadas pelo próprio molusco. Como é uma espécie que se desloca passivamente, sendo levada pelas correntes oceânicas, apresenta uma grande distribuição geográfica, sendo considerada uma espécie cosmopolita, ocorrendo em mares temperados e tropicais [1].

A camada de bolhas é produzida por uma estrutura em formato de colher próximo à boca do molusco que consegue encapsular o ar em bolhas com um muco espesso que endurece quando em contato com a água do mar, o qual permite também colar as bolhas umas às outras. O processo de formação de uma bolha dura em média um minuto. O animal é capaz de formar bolhas apenas enquanto na superfície do mar, em contato com o ar. Os espécimes que perdem a flutuação, afundam e morrem.

Janthina janthina é uma espécie relativamente pequena e sua concha possui uma cor lilás característica. Não é incomum encontrar animais sésseis incrustados em suas conchas. Na foto dá para perceber a presença de algumas pequenas lepas presas na concha. Janthina é uma espécie carnivora, que se alimenta de outros animais da comunidade neustónica, como caravelas-do-mar e outros cnidários flutuantes como Porpita e Velella. Estes moluscos produzem um corante roxo que pode ser expelido em jato para se defender ou para anestesiar suas presas. Janthina janthina não possui olhos e as espécies do gênero são hermafroditas [2].

Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 9 de maio de 2021. Vários espécimes foram encontrados na praia após uma noite de tempestade, com ventos muito fortes.

Marcadores do autor

9/9

Observações

[1Beu, A. G. (2017). Evolution of Janthina and Recluzia (Mollusc: Gastropoda: Epitoniidae). Records of the Australian Museum, 69(3), 119–222.

[2Calabrò, C., Rindone, A., Bertuccio, C., & Giacobbe, S. (2019). Hermaphroditism in a violet snail, Janthina pallida (Gastropoda, Caenogastropoda): a contribution. Biologia, 74(5), 509-513.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal