Planes minutus é uma pequena espécie de caranguejo da família Grapsidae que vive todo o seu ciclo de vida em alto mar podendo ser encontrada sobre materiais flutuantes como sargaços, troncos e tartarugas marinhas [1]. Suas densidades populacionais estão relacionadas com a quantidade de substratos propícios para a sua sobrevivência. É uma espécie com ampla distribuição geográfica ocorrendo em regiões tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico, podendo também atingir latitudes mais frias. Apresentam uma grande variedade de cores, podendo ser verdes, vermelhos e marrons. Alimenta-se de larvas de peixes e de pequenos crustáceos, como os isopodes [2].
Em substratos maiores, Planes minutus parece viver em estreita relação com lepas (Lepas anatifera), crustáceos sesseis altamente modificados. Na foto, algumas lepas aparecem em primeiro plano.
O nome popular desta espécie, caranguejo de Colombo (Columbus crab, em inglês), se refere ao fato que a sua primeira descrição foi feita pelo famoso navegador Cristóvão Colombo, em 1492, que encontrou o caranguejo em uma porção de sargaços flutuantes. Na ocasião, a tripulação do navio achou que aqueles animais eram sinal de proximidade de terra firme [3].
Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco. Um grande tronco foi arrastado pela correnteza e acabou encalhando na praia.
Comentar