... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Aranha de pernas compridas

Aranha de pernas compridas

Publicado por Aléssio F.

no dia 05/04/2019

41118 visualizações

23 comentários

Aranha de pernas compridas

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Pholcus phalangioides é uma espécie de aranha totalmente inofensiva com ampla distribuição no Brasil. É uma espécie que encontra condições ideais em construções humanas para a sua sobrevivência e reprodução. A aranha pernuda ou aranha caseira de perna comprida, como é conhecida popularmente, pode ser classificada em termos comportamentais como uma tecelã diurna e apresenta teias grandes e irregulares normalmente construídas em cantos de parede. É a espécie mais cosmopolita da família Pholcidae. Apresenta dieta generalista e se alimenta inclusive de outras aranhas, utilizando o mimetismo do movimento das presas para atrair e capturar as aranhas em suas próprias teias [1].

Marcadores do autor

34/34

Observações

[1Fischer, M. L., Grosskopf, C. B., Bazílio, S., & Ricetti, J. (2012). Synanthropic araneo-fauna associated with the family Sicariidae in the municipality of União da Vitória, Paraná, Brazil. SITIENTIBUS série Ciências Biológicas, 11(1), 48-56

Seus comentários

  • no dia 8 de fevereiro de 2021 as 20:55, por Anônimo

    Eu tinha uma morando num cantinho do meu banheiro, eu amava e alimentava ela. Até que a empregada veio, limpou o banheiro e matou ela...

  • no dia 7 de abril de 2022 as 15:27, por Renato

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • no dia 12 de abril de 2022 as 02:34, por Marcelo

    Não entendo essas aranhas, elas são grandes e feias mas inofensivas? E se elas derem filhotinhos eles não vão me morder?

  • no dia 13 de abril de 2022 as 17:29, por Aléssio F.

    Oi Marcelo, não se preocupe. Estas aranhas não apresentam cuidado parental. Assim que eclodem dos ovos, as pequenas aranhas já são independentes e já sabem muito bem se virar sozinhas. Apesar de sua relativa feiura (eu particularmente as acho lindas), é uma espécie inofensiva.

  • no dia 22 de novembro de 2022 as 13:11, por Olivia

    Tenho 4 na minha sala, estão bem alimentadas pelo que vejo de seus abdomens, comem mais insetos do que o meu gato que só quer saber de observar. Notei que uma começou a passear nos outros ninhos e imagino que seja para acasalar.

    Tambem tenho uma no banheiro que sempre ficou acima do chuveiro, há algumas semanas ela se mudou de local e ficou imóvel e toda «fechadinha», eu até achei que tinha morrido, mas fiquei sempre de olho, torcendo pra ela estar se recuperando de algo.

    Quando foi ontem notei que ela «levantou», quando olhei com mais atenção, descobri que virei avó, vários bebezinhos no teto!

    Vi que essas pequenas são predadoras das aranhas marrons, aquelas que dão dermonecrose! Algum biólogo pode confirmar a veracidade?

  • no dia 16 de janeiro de 2023 as 00:50, por luca

    eu quase morri quando uma dessas pousou no meu teclado e fiquei paranoico o dia todo

  • no dia 23 de janeiro de 2023 as 14:46, por Beatriz

    Mds, apareceu uma qnd eu tava tomando banho e fui correndo pesquisar oq era, vi q elas eram inofensivas só dps de eu dar um tapa na coitada, tadinha tá toda amassada na parede agora.

  • no dia 17 de março de 2023 as 09:53, por Tengo Lengo

    Tinha que ser no sertao

  • no dia 29 de março de 2023 as 22:07, por Marcus

    Aqui em casa, eu minhas filhas apelidamos essas aranhas pernudas de «Aranha Johnny Quest», porque ela lembra muito um robô da abertura do desenho.

  • no dia 31 de março de 2023 as 15:59, por Aléssio F.

    Oi Marcus! Adorei o apelido da aranha de pernas compridas da sua casa. Por falar nisso faz tempo que não vejo uma dessas aqui em casa...

  • no dia 16 de abril de 2023 as 22:00, por lucca

    eu to ADORANDO os comentários sobre aranhas, eu tinha uma de «»estimação«» à um tempinho atrás, minha mãe descobriu e matou ela 😭

  • no dia 22 de abril de 2023 as 22:03, por Tálita Araújo

    Infelizmente eu acabei de matar uma dessa antes de pesquisar. Sou neurótica com aranha-marrom.

  • no dia 14 de junho de 2023 as 13:02, por Mari Navais

    Eu amo tanto essas pequenas! Esses dias apareceu uma um pouco maior em casa e fui ver se era das inofensivas mesmo. Espero q sim, porque ela mora com mais umas três no canto do meu corredor

  • no dia 26 de outubro de 2023 as 16:06, por Edson morais

    Bem eu sempre estudei sobre aranhas, e essa de pernas longas sempre foi minha preferida pois são lindas principalmente qdo fogem.. kkk sempre q vejo alimento com insetos pequenos...

  • no dia 26 de outubro de 2023 as 16:07, por Aléssio F.

    Estou totalmente de acordo com você, Edson. Realmente são aranhas muito interessantes.

  • no dia 16 de novembro de 2023 as 20:54, por Eliza

    Bom, estou olhando para uma agora e na dúvida se a faxineira não limpou direito o banheiro ou se ela é protetora de aranhas pernas longa... Amanhã vou colocar ela prá fora. Matar jamais, é uma vidinha que tem seu papel na natureza.

  • no dia 23 de novembro de 2023 as 19:52, por Tânia Reginato

    Eu ja fui picada por uma filhote dessa aranha e meu braço inchou muito, necrosou e tive que lancetar. Tive febre e tomei antibiótico. E ela não tem veneno????

  • no dia 4 de janeiro as 09:00, por Ronaldo

    Você foi picado por uma aranha marrom! Ela que costuma necrosar, a aranha de perna fina que você encontra na parede não é capaz de penetrar na pele humana.
    Por isto é tão importante ter uma por perto, você evita uma série de problemas com as aranhas marrons

  • no dia 8 de janeiro as 00:19, por Lucas vieira

    Uma vez estava chegando a noite em casa, entrei na cozinha e vi um escorpião, peguei o celular e comecei a filmar o que seria o fim do bicho (no caso eu mataria) ele saiu correndo pra baixo de uma mesa quando de repente BOOM! uma aranha pernuda salta, faz uma teia em volta do rabo dele numa velocidade incrível e começa a bater nele. Foi realmente incrível e depois daquilo eu nunca mais matei uma

  • no dia 9 de janeiro as 08:58, por Lara

    Hoje acordei, fui pentear o cabelo e qnd olhei a escova tinha uma dessas aranhas. tô apavorada

  • no dia 18 de janeiro as 01:44, por Thaís Gaspareti

    Já tem uma semana que essa aranha apareceu e fez teias no cantinho no banheiro. Ela aparece todos os dias umas 21:00 e fica a madrugada toda bem quietinha. Alguém que conhece sabe me dizer se elas dormem?, pq ela fica muito quieta. Ontem sem lembrar dela eu liguei a luz de madrugada e ela tomou um susto kkkk, tadinha ficou se debatendo na teia. Mas depois acalmou... Estou adorando vê-la todos os dias.

  • no dia 18 de janeiro as 04:35, por Aléssio F.

    Oi Thaís. Olha, todos os animais dormem, mesmo que dormir para uma aranha não seja a mesma coisa que dormir para um ser humano, já que, por exemplo, as aranhas não conseguem fechar seus oito olhos. Mas, mesmo assim, a sua aranha de estimação deve ter seus momentos de repouso. Eu diria que ela tem hábitos mais noturnos do que diurnos.

  • no dia 27 de fevereiro as 23:37, por Sarah

    Apareceu uma na minha casa, era só ela na teia, até q apareceu outras mas já as vi mortas…(parecem estar “secas” e mortas na teia, imóveis, sem estar encolhida nem nada). A antiga as comeu? As matou só? Ou eram filhas e ela as matou depois de um tempo pra comer? A teia dela vive cheia, ela n para de crescer kkk
    Queria saber se essas aranhas trocam de “pele” pra crescer então essas outras seriam as peles antigas…? E se elas vivem em harmonia com outras na mesma teia, com seus filhos ou se são solitárias…

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal