... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Aranha de pernas compridas

Aranha de pernas compridas

Publicado por Aléssio F.

no dia 05/04/2019

24432 visualizações

13 comentários

Aranha de pernas compridas

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Pholcus phalangioides é uma espécie de aranha totalmente inofensiva com ampla distribuição no Brasil. É uma espécie que encontra condições ideais em construções humanas para a sua sobrevivência e reprodução. A aranha pernuda ou aranha caseira de perna comprida, como é conhecida popularmente, pode ser classificada em termos comportamentais como uma tecelã diurna e apresenta teias grandes e irregulares normalmente construídas em cantos de parede. É a espécie mais cosmopolita da família Pholcidae. Apresenta dieta generalista e se alimenta inclusive de outras aranhas, utilizando o mimetismo do movimento das presas para atrair e capturar as aranhas em suas próprias teias [1].

Marcadores do autor

34/34

Observações

[1Fischer, M. L., Grosskopf, C. B., Bazílio, S., & Ricetti, J. (2012). Synanthropic araneo-fauna associated with the family Sicariidae in the municipality of União da Vitória, Paraná, Brazil. SITIENTIBUS série Ciências Biológicas, 11(1), 48-56

Seus comentários

  • no dia 8 de fevereiro de 2021 as 20:55, por Anônimo

    Eu tinha uma morando num cantinho do meu banheiro, eu amava e alimentava ela. Até que a empregada veio, limpou o banheiro e matou ela...

  • no dia 7 de abril de 2022 as 15:27, por Renato

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • no dia 12 de abril de 2022 as 02:34, por Marcelo

    Não entendo essas aranhas, elas são grandes e feias mas inofensivas? E se elas derem filhotinhos eles não vão me morder?

  • no dia 13 de abril de 2022 as 17:29, por Aléssio F.

    Oi Marcelo, não se preocupe. Estas aranhas não apresentam cuidado parental. Assim que eclodem dos ovos, as pequenas aranhas já são independentes e já sabem muito bem se virar sozinhas. Apesar de sua relativa feiura (eu particularmente as acho lindas), é uma espécie inofensiva.

  • no dia 22 de novembro de 2022 as 13:11, por Olivia

    Tenho 4 na minha sala, estão bem alimentadas pelo que vejo de seus abdomens, comem mais insetos do que o meu gato que só quer saber de observar. Notei que uma começou a passear nos outros ninhos e imagino que seja para acasalar.

    Tambem tenho uma no banheiro que sempre ficou acima do chuveiro, há algumas semanas ela se mudou de local e ficou imóvel e toda «fechadinha», eu até achei que tinha morrido, mas fiquei sempre de olho, torcendo pra ela estar se recuperando de algo.

    Quando foi ontem notei que ela «levantou», quando olhei com mais atenção, descobri que virei avó, vários bebezinhos no teto!

    Vi que essas pequenas são predadoras das aranhas marrons, aquelas que dão dermonecrose! Algum biólogo pode confirmar a veracidade?

  • no dia 16 de janeiro as 00:50, por luca

    eu quase morri quando uma dessas pousou no meu teclado e fiquei paranoico o dia todo

  • no dia 23 de janeiro as 14:46, por Beatriz

    Mds, apareceu uma qnd eu tava tomando banho e fui correndo pesquisar oq era, vi q elas eram inofensivas só dps de eu dar um tapa na coitada, tadinha tá toda amassada na parede agora.

  • no dia 17 de março as 09:53, por Tengo Lengo

    Tinha que ser no sertao

  • no dia 29 de março as 22:07, por Marcus

    Aqui em casa, eu minhas filhas apelidamos essas aranhas pernudas de «Aranha Johnny Quest», porque ela lembra muito um robô da abertura do desenho.

  • no dia 31 de março as 15:59, por Aléssio F.

    Oi Marcus! Adorei o apelido da aranha de pernas compridas da sua casa. Por falar nisso faz tempo que não vejo uma dessas aqui em casa...

  • no dia 16 de abril as 22:00, por lucca

    eu to ADORANDO os comentários sobre aranhas, eu tinha uma de «»estimação«» à um tempinho atrás, minha mãe descobriu e matou ela 😭

  • no dia 22 de abril as 22:03, por Tálita Araújo

    Infelizmente eu acabei de matar uma dessa antes de pesquisar. Sou neurótica com aranha-marrom.

  • no dia 14 de junho as 13:02, por Mari Navais

    Eu amo tanto essas pequenas! Esses dias apareceu uma um pouco maior em casa e fui ver se era das inofensivas mesmo. Espero q sim, porque ela mora com mais umas três no canto do meu corredor

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal