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  1. Dicas de redação para a descrição de mídias

Dicas de redação para a descrição de mídias

O Portal de Zoologia é um site de compartilhamento de fotos georreferenciadas de animais selvagens encontrados em seus ambientes naturais. O contribuidor/autor inscrito no Portal, além de postar suas fotos, pode elaborar uma descrição da espécie, com detalhes sobre a sua classificação, história natural ou mesmo como conseguiu documentar o espécime (aparelho utilizado, abertura e velocidade do diafragma etc). Um dos objetivos do Portal de Zoologia é cultivar a curiosidade em relação à vida selvagem e incentivar os visitantes a aprofundar seus conhecimentos sobre as espécies.

Para a elaboração da descrição, seguem algumas dicas para facilitar o trabalho do contribuidor/autor.

Como descrever meu registro

Um profissional (biólogo, ecólogo) que estuda seres vivos em seus ambientes naturais ou um observador da natureza curioso deve ser disciplinado quando coleta dados ou faz um registro de determinada espécie. Para a redação da descrição do seu registro, seguem alguns elementos que podem ser levados em consideração:

  1. Data do registro (quando a foto foi feita)
  2. Meio ambiente: onde a foto foi feita, numa praia, em um terreno abandonado, no jardim de sua casa, numa mata...
  3. A geolocalização da foto (o sistema do Portal de Zoologia é perfeito para fazer isso!)
  4. Tamanho: dar uma indicação do tamanho do espécime
  5. Nome científico ou nome popular
  6. Um link para um texto interessante sobre a espécie (Wikipedia ou outras sites de referência)
  7. Descrição significativa: forma de vida, comportamentos, ecologia
  8. História: curiosidades, etnobiologia, lendas

Sistema de publicação do site

O formulário de redação para a descrição da mídia (foto) possui várias ferramentas simples e úteis para que os textos produzidos sejam claros e bem estruturados. Os autores podem utilizar estilos como negrito, itálico, sobrescrito, subscrito e inserir links, notas e tabelas. Inicialmente o autor pode sentir certa dificuldade na redação pois o formulário de publicação não é propriamente um WYSIWYG (what you see is what you get). É necessário se familiarizar com os códigos exibidos para as ferramentas utilizadas durante o processo de redação.

Estilos e ferramentas mais utilizadas:

É importante salientar que não é necessário digitar estes códigos. O sistema já possui os comandos (botões) para aplicar os efeitos desejados. É só selecionar o texto que você quer modificar e escolher entre os comandos existentes. Para que o estilo seja aplicado, o texto deve estar selecionado. Recomenda-se não utilizar, ou utilizar com cautela, os comandos do grupo «Edição avançada».

Para acessar os comandos ocultos, o autor deve passar o mouse, sem clicar, em cima dos botões da barra de ferramentas. Outros botões aparecerão automaticamente. Se o mouse permanecer parado em cima de algum botão específico, um balão aparecerá explicando a função do comando.

Inserir um link hipertexto

Para inserir um link hipertexto, o autor precisa inicialmente copiar a URL do site de destino para colar no formulário próprio para a criação do link. Uma vez a URL copiada, o autor deve selecionar a palavra ou termo do texto e depois clicar no botão «Transformar em ligação hipertexto». O sistema mostrará um formulário no qual o autor deve colar a URL do site de destino.

Utilização de notas de rodapé

O sistema de redação do Portal de Zoologia transforma as notas de rodapé em «Observações». Este sistema é utilizado para inserir referências bibliográficas nos textos de «Descrição» das mídias. Lembre de sempre (sempre!) citar as suas fontes. Para encontrar e copiar uma determinada referência, o Google Acadêmico é uma ferramenta muito prática. A referência, neste caso, corresponde as informações que identificam um determinado trabalho (título, nome dos autores, ano de publicação, revista em que o trabalho foi publicado etc). Para copiar a referência de um determinado trabalho encontrado pelo Google Acadêmico, o autor deve clicar no símbolo de aspas (Cite) logo abaixo da referência.

Assim que clicar, o Google Acadêmico mostrará uma janela com a referência formatada em diferentes estilos. No Portal de Zoologia recomenda-se o emprego do estilo da APA (American Psychological Association). Clicando no estilo desejado apenas uma vez, o texto é selecionado automaticamente e o autor pode copiar (CTRL+C) e depois colar (CTRL+V) a referência na posição desejada no texto que esteja sendo redigido.

Uma vez colada no texto de destino, a referência deve ser selecionada para poder ser convertida em nota de rodapé (comando «Converter em nota de rodapé»). Na aba «Editar» a referência aparecerá, por extenso, no meio do texto e estará delimitada por dois pares de colchetes. No modo de visualização (aba Visualizar), a referência aparecerá no texto como um número e integralmente no final do texto numa seção denominada «Observações». Cada nova referência colocada no texto desta forma terá um número próprio, informado automaticamente pelo sistema.

Antes de publicar o seu texto, releia-o com cuidado para verificar erros de formatação. Utilize a aba «Visualizar» do editor de texto para verificar se os comandos empregados surtiram os efeitos desejados.

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