... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. F.A.Q.

F.A.Q.

O que eu posso publicar

Algumas regras básicas antes de publicar algum conteúdo no Portal.

Os tipos de mídia:

Você pode postar apenas fotos de animais selvagens, no seu habitat natural.

No limite do escopo do Portal

O projeto do Portal de Zoologia de Pernambuco se interessa pela fauna selvagem (Metazoa) e sua distribuição geográfica. Evitar postar fotos de animais domésticos e de animais em cativeiro.

Conduta ética e cuidadosa

  • Respeite os animais. Não machuque, não maltrate, não mate. Não tente provocar o animal para que ele saia bem na foto. Se ele não tiver afim, procure um outro modelo ou espere uma outra oportunidade. O bom fotografo da natureza deve ser paciente.

Respeitar os direitos autorais

Se você é autor(a) da mídia.

Você possui todos os direitos. Escolha uma licença para publicar. É aconselhado que você utilize a licença Creative Commons BY-SA (padrão).

Confie no poder das licenças CC e evite utilizar uma marca d’água com o seu nome nas fotos. Cada foto postada no Portal de Zoologia é automaticamente relacionada ao autor que a postou.

Se você não é autor da mídia.
Não publique.

E as pessoas

  • Evite usar fotos com pessoas que possam ser reconhecidas. Uilize filtros que permitam borrar o rosto das pessoas que porventura aparecerem nas fotos.
  • Nos comentários, respeite os contribuidores. Se trara de um projeto colaborativo. A entreajuda é regra!

A qualidade da mídia

  • Escolha bem a foto que deseja postar. Evite fotos desfocadas ou fotos em que o animal esteja muito longe e não possa ser devidamente identificado.
  • Georreferencie a mídia o mais precisamente possível. Utilise as diferentes camadas (layers) que o site oferece para encontrar a localização certa.
  • Apresente uma conduta científica: verificação das informações e citação das fontes.
  • Em caso de dúvida sobre a identidade ou classificação da espécie, não hesite em pedir ajuda.

Favorecer a entreajuda

  • Se você identificar um erro ou lacuna, não hesite em escrever nos comentários da mídia considerada.
  • Ajude na classificação das mídias (tags, categorias).

Como preparar a sua fotografia

A qualidade da fotografia é um critério essencial. Segue alguns conselhos para preparar sua fotografia antes da publicação.

Regular os níveis

As vezes é útil e necessário regular os níveis da fotografia. A maioria dos programas de tratamento de imagens oferecem esta funcionalidade. Ela permite a calibragem das cores e o reforço dos contrastes, sombras e brilho.

Dimensionar a foto

As fotos aceitas no site devem ter no máximo 2 MB. Publique preferenciamente as imagens em formato «paisagem». Este formato é mais adaptado ao formato «web».

Formatar a foto

Prefira os formatos: png, jpeg/jpg

Como criar uma conta

Para publicar no Portal de Zoologia, é preciso estar inscrito.

Procedimento para criar uma conta no Portal de Zoologia

  • Clicar em «Criar uma conta» na barra horizontall superior a direita do site.
  • Criar o perfil, informar seu nome ou pseudo e seu endereço de e-mail. Depois validar. Uma mensagem será mostrada informando que o seu login e senha foram enviados para o e-mail informado.
Atenção! A mensagem pode demorar um pouco para chegar na sua caixa de entrada do e-mail informado. Lembre de verificar na caixa de SPAM.
  • Recupere as informações de conexão na sua cauxa de e-mail.
  • Para se conectar: clique em «Conectar-se» na barra horizontal superior a direita do site.

Modificar a senha

Você esqueceu a sua senha ou quer modificá-la. Nos dois casos, o mesmo procedimento.

Ir para o endereço http://www.portal.zoo.bio.br/spip.php?page=spip_pass

O link pode ser acessado a partir:

  • do seu perfil na coluna da direta de «meu espaço»
  • na interface de conexão «senha esquecida?»

Depois,

  • informe seu endereço de e-mail e consulte a sua caixa de entrada
  • ler a mensagem enviada automaticamente e clicar no link proposto
  • informar nesta página sua nova senha

Como se conectar, se desconectar

Para tal, é preciso possuir uma conta «autor» no Portal de Zoologia. Se você ainda não tem uma conta, veja como criar uma em «Como criar uma conta».

Se conectar
Existe vários links nas páginas do site para se conectar:
Na página inicial do site

  • Acesso via a seção «contribuir»

Em todas as páginas do site

  • Acesso via o menu principal do site no alto a direita
  • Acesso no pé da página no sub-menu «você»

Clique em um deles para poder se conectar.

Se desconectar
Existem diferentes links nas páginas para se desconectar do Portal de Zoologia:

Em todas as páginas do site

  • Acesso via o menu principal do site no alto a direita
  • Acesso via o pé da página no sub-menu «você»

Clique em um deles para se desconectar.

Publicar a sua primeira mídia (foto)

A publicação de uma foto é feita em três etapas: fazer o upload do documento, descrever a mídia e realizar o georreferenciamento (onde a foto foi realizada).

Antes de publicar uma mídia

  • se conectar (se já possuir uma conta)
  • Consultar os outros tópicos F.A.Q. se tiver alguma dúvida
  • Escolher um título e descrever a sua mídia

Acessar a página «Publicar uma mídia»

  • Acesso via o menu principal, no alto a direita (visível em todas as páginas do site)
  • Acesso via a seção «contribuir» na página de acolhimento
  • Acesso via o pé da página, no submenu «Você»

Publicar uma nova mídia: 3 etapas

Etapa 1: fazer o upload no site

  • Ir para a página «Publicar uma mídia»

Clicar em «Upload de arquivo» e procurar o documento nas suas pastas locais, do seu computador ou celular e valide a sua escolha. O documento será importado para o servidor do Portal de Zoologia. Esta etapa pode levar algum tempo, dependendo do tamanho do documento e da velocidade de conexão da Internet.

  • Os formatos aceitos são: *.gif; *.jpeg; *.jpg; *.png

Etapa 2: Descrever a mídia
Verifique se a mídia que você importou é aquela mesma que você estava planejando publicar. Se não for, você pode suprimir e fazer o upload de um novo documento.

Acrescente um título (obrigatório).
Se não conhecer o nome científico da espécie, utilize o nome popular. Logicamente que, para muitas espécies, notadamente de insetos e outros artrópodes, não existem nomes populares para todas as espécies, mas nomes genéricos que abarcam todo um grupo (besouro, aranha etc). É melhor utilizar um nome genérico do que usar um nome científico sem muita segurança.

Descreva a mídia (não obrigatório).
Faça uma breve descrição do espécime em foco, onde ele foi fotografado e seu comportamento. A interface de edição de texto permite que o autor insira links no texto e referências em formas de observações no final do texto. O autor pode, desta forma, citar artigos que leu ou direcionar o leitor para um video ou outro site que achar pertinente para completar as informações.

As informações do título e da descrição poderão ser modificadas mais tarde a partir da página «mídia» de seu documento. Os membros do corpo editorial científico do Portal de Zoologia poderão igualmente ajudar, modificar ou completar as informações.

Etapa 3: Geolocalizar a mídia no mapa
O posicionqmento da mídia é uma etapa importante. Não se deve negligenciar esta etapa. Você deve ser o mais preciso possível.

Utilizando o mapa
Para posicionar o marcador: navegue na carta clicando e arrastanto o mouse na direção desejada. Você pode utilizar o scroll do mouse para dar zoom ou utilizar os indicadores zoom in e zoom out da tela de navegação. Você pode escolher entre duas camadas (layers): OpenStreetMap e Google Satellite. Para encontrar pontos mais precisos da paisagem (fragmentos florestas, recifes de coral, estradas de terra, trilhas), a camada Google Satellite é mais indicada. Quando encontrar o local que quer marcar, clique uma vez com o mouse em um determinado local do mapa. Um marcador aparecerá indicando o local escolhido.

Ajuste o nível do zoom. Este nível será utilizado para exibir a sua mídia no mapa. Experimente usar um zoom moderado para o que o visitante da mídia tenha uma visão geral da localidade na qual o animal foi visto e fotografado.

Além do mapa, você pode procurar uma localidade específica através do formulário que fica logo abaixo do mapa. Se você conhece a latitude e a longitude exatas do ponto, informe as coordenadas (decimal) no lugar indicado.

Outras etapas

Escolher uma licença
Você pode, no momento de publicar uma mídia, informar as cláusulas de reutilização das suas mídias. Para tal, o site dispõe de uma serie de licenças possíveis: Copyright, GNU, GPL, licenças Creative Commons. Esta informação pode ser modificada. Não é recomendável que você mude o tipo de licença várias vezes, pois se trata de um contrato entre você e o visitante do site.

Salvar
Você terminou o processo de postagem de uma mídia.

Lembre que você poderá modificar as informações sobre a mídia a partir das páginas «mídias» do site.

Ajuda sobre as licenças

A escolha da licença é primordial. Ela permite especificar ao internauta os direitos e as condições de utilização de suas mídias.

A lógica do Portal de Zoologia é que você quer compartilhar as suas mídias e que os internautas as reutilizem! É então aconselhável que você utilize as seguintes licenças: cc-by-sa ou cc-by-nc-sa.

Para conhecer as licenças e suas respectivas definições, visite a página do Creative Commons.

Licença Creative Commons BY-SA
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Todos os trabalhos novos baseados no seu terão a mesma licença, portanto quaisquer trabalhos derivados também permitirão o uso comercial. Esta é a licença usada pela Wikipédia e é recomendada para materiais que seriam beneficiados com a incorporação de conteúdos da Wikipédia e de outros projetos com licenciamento semelhante.

Licença Creative Commons BY-NC-SA
É a licença padrão do Portal de Zoologia de Pernambuco.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. É a licença utilizada pelo site Cifonauta, da USP.

Para citar uma mídia, utilize o seguinte modelo:

Nome do autor. Título da mídia. Banco de imagens Portal de Zoologia de Pernambuco. Disponível em: url de acesso. Acesso em: data de acesso.

Exemplo: Aléssio. Cerdocyon thous. Banco de imagens do Portal de Zoologia de Pernambuco. Disponível em: http://www.portal.zoo.bio.br/media15 Acesso em: 25-10-2017.

Sem licença
O utilizador não tem direito sobre a mídia. Ele deve pedir permissão para o autor antes de qualquer utilização.

Como utilizar legendas/notas em uma fotografia?

O princípio
As notas (legendas) permitem acrescentar comentários diretamente sobre a foto. As zonas das notas são retangulares. Só o autor da mídia e os membros do corpo editorial científico do Portal de Zoologia são autorizados a acrescentar, modificar ou suprimir as notas de uma mídia.

É possível inserir texto simples e links internos e externos: links para outras mídias, links para páginas do Wikipedia, videos do YouTube etc.

O número de notas associado à mídia é exibido sob a mídia. As notas aparecem quando o mouse é passado em cima da foto.

Procedimento para acrescentar uma legenda
Acima da fotografia que você queira acrescentar uma legenda encontra-se uma barra de ferramentas na qual você encontrará o botão «acrescentar uma nota».

Um dica: para reconhecer a função de um botão, passe o apontador do mouse sobre o botão e aguarde um instante. Uma mensagem mostrará qual a sua função.

O que é possível fazer:

  • criar uma nota
  • deslocar uma nota
  • mudar o tamanho da area da nota
  • modificar o texto
  • suprimir a nota

Clicando no botão «acrescentar uma nota» aparecerá um retângulo branco sobre a fotografia com um formulário de texto. É possível deslocar, aumentar, diminuir a zona definida pelo retângulo.

Clicar em «gravar» para salvar o texto, «anular» para desconsiderar as modificações que você acrescentou ou «suprimir» se você considerar que a nota não tem mais interesse.

Fazer um link para uma mídia existente
É possível, a partir de uma nota, criar um link para uma mídia existente.
Para isto, é necessário conhecer o identificador (um número) para o qual se quer direcionar.

Conhecer o identificador de um documento
Exemplo da mídia «Cerdocyon thous»
Endereço da mídia: http://www.portal.zoo.bio.br/media15
Percebemos neste endereço o número, o identificador da mídia; 15

Inserir o número na legenda/nota
Podemos agora criar uma nota sobre uma mídia se referindo ao documento 15.
Para tal, o número deve ser escrito da seguinte forma: <15>

Exemplos de utilização interessantes

  • É possível relacionar fotografias por este artifício
  • Acrescentar links para marcadores, categorias etc
  • Criar links externos para páginas do Wikipedia, por exemplo.
  • Efeito de zoom: é possível relacionar fotos do mesmo espécime mas em escalas diferentes (partes do corpo)

Como utilizar as coleções

O autor que estiver conectado no Portal de Zoologia pode criar uma coleção ou acrescentar uma mídia em uma coleção já existente. É uma forma de guardar ou organizar suas fotos e postagens favoritas.

1) Ir no espaço pessoal «meu espaço».
Você pode consultar suas contribuições, ver o mapa com as suas mídias e acessar seus favoritas e suas coleções.

2) Clicar em "coleções

3) Criar uma coleção, dar um nome...

4) Depois, clicar no nome da coleção
Você pode tornar a coleção colaborativa para que outros autores possam acrescentar mídias nela.

5) Acrescentar uma mídia em uma coleção
Ao visitar uma mídia específica, logo abaixo do mapa de localização da foto, você encontrará um pequeno formulário «Acrescentar à coleção». Escreva as primeiras letras da coleção que deseja colocar a mídia e automaticamente o formulário irá sugerir coleções existentes com o mesmo nome. É só escolher a coleção desejada e clicar o botão «Acrescentar».

6) Participe de uma coleção
Se uma coleção é aberta à cooperação, você poderá participar dela. Vá para a coleção que quer participar e clique no botão para participar da mesma.

Você poderá, quando quiser, deixar de participar da coleção (a não ser que você seja o criador da coleção).

Suas mídias ficarão na coleção após a sua saída.

Apoie o Portal