... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo ! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Haliotis tuberculata

Haliotis tuberculata

Publié par Aléssio F.

le 29/09/2024

24 vues

0 commentaire

Haliotis tuberculata

Une note est associée à l’image. Survolez l’image pour afficher la note.

Échelle du sujet : non renseignée

Description

Haliotis tuberculata é um molusco gastropode marinho com grande distribuição geográfica, ocorrendo em ambientes costeiros, desde o sul da Inglaterra até o norte da Africa. Em Portugal é conhecido popularmente como « orelha-do-mar » ou « lapa-burra ». Sua concha é achatada e possui 5 a 7 orifícios bem visíveis. A concha pode atingir até 12 cm de comprimento. A parte dorsal do pé musculoso (a parte gosmenta do animal que fica em contato direto com o substrato) é recoberto por inúmeros órgãos sensoriais e tentáculos. Sua cabeça é curta e ornada com dois longos tentáculos e dois olhos pedunculados.

Em sua área de distribuição, Haliotis tuberculata ocorre preponderantemente em zonas entremarés rochosas onde os indivíduos podem encontrar abrigo em fissuras e fendas e na parte inferior de rochas. Esses habitats fornecem um substrato firme, propiciando uma forte aderência do pé, que permite que a orelha-do-mar evite o deslocamento pela ação de ondas e da correnteza e também para resistir a ataques e predadores (polvos e estrelas-do-mar) [1]. Quando precisa se proteger, Haliotis tuberculata utiliza toda a superfície do pé musculoso para tocar o substrato e levanta rapidamente a porção central, convertendo assim o pé em uma ventosa [2]. O poder de sucção é tão forte que é quase impossível deslocar uma orelha-do-mar com a mão.

É uma espécie herbívora, que se alimenta de algas incrustantes, raspadas do substrato com o auxílio da sua rádula  . Adultos podem consumir até 39% do seu peso em algas marinhas por dia.

Registro realizado no dia 19 de setembro, na praia de Correjou, em Camaret-sur-Mer, na Bretanha, durante uma saída de campo do Observatório Bretão de Mudanças de Zonas Intertidais (OBCE).

Tags de l’auteur

Notes

[1Mgaya, Y. D., & Mercer, J. P. (1994). A Review of the Biology, Ecology, Fisheries and Mariculture of the European Abalone Haliotis tuberculata Linnaeus 1758 (Gastropoda : Haliotidae). Biology and Environment : Proceedings of the Royal Irish Academy, 94B(3), 285–304.

[2Parker, G. H. (1911). The mechanism of locomotion in gastropods. Journal of Morphology, 22(1), 155-170.

Commenter

Qui êtes-vous ?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Ajoutez votre commentaire ici

Ce champ accepte les raccourcis SPIP {{gras}} {italique} -*liste [texte->url] <quote> <code> et le code HTML <q> <del> <ins>. Pour créer des paragraphes, laissez simplement des lignes vides.

Apoie o Portal