Registro realizado no dia 12 de março de 2020, no Instituto de Ciências Biológicas, Santo Amaro, área central de Recife. Heteropoda venatoria (Família Sparassidae) é uma espécie cosmopolita de aranha relativamente grande, podendo atingir 12 centimetros de comprimento. Esta espécie, oriunda da Asia, foi introduzida em grande parte de regiões tropicais e subtropicais do Mundo.
As fêmeas são maiores do que os machos. Tanto machos como fêmeas possuem manchas pretas nas patas das quais surgem alguns pelos erécteis. Seu corpo achatado permite que esta aranha consiga se estreitar em pequenos espaços. É comumente encontrada em habitações humanas. No Brasil é conhecida popularmente como aranha-lobo, ou aranha-caranguejo, pelo fato de conseguir andar de lado.
Apesar o seu tamanho e aparência um tanto quando assustadora, é uma espécie de aranha inofensiva. Se você encontrar uma dessas em sua casa, deixe-a em paz. Viva, ela estará controlando a população de insetos indesejáveis, como baratas. Devido ao seu porte, ela é capaz de predar pequenos vertebrados, como pequenos lagartos [1].
Seus comentários
# no dia 30 de junho de 2020 as 02:11, por roberto
Boa noite. Obrigado por disponibilizar essas informações e foto para visualização da espécie. Graças a isso pude identificar que eram aranhas-caranguejo que tenho aqui em casa, e agora posso preservá-las e me beneficiar de seu papel na natureza de controle de insetos. Fiz até um vídeo de uma delas se alimentando: https://www.youtube.com/watch?v=BB9jet5e7OI
# no dia 30 de junho de 2020 as 08:27, por Aléssio F.
Sensacional, Roberto!
# no dia 16 de abril de 2021 as 17:43, por ADELSON
Será que essa é da mesma???
A chave que aparece na foto tem 5,6 centímetros.
https://photos.app.goo.gl/qezZX3uhaNAJHHor9
# no dia 16 de abril de 2021 as 17:51, por Aléssio F.
Acredito que não são da mesma espécie, Adelson.
# no dia 29 de dezembro de 2023 as 17:37, por Cesar Crash
A do Adelson é uma armadeira.
# no dia 28 de abril as 18:14, por José
Eu acabei de matar 2. Cacei por 2 dias. Acho q era um casal pq uma era maior. Não sabia q eram inofensivas.
# no dia 18 de outubro as 23:23, por Emanuelle
Sempre aparece dessas queridinhas aqui em casa hoje foi que descobri que são inofensivas, pois uma caiu em cima do meu pé e de imediato senti uma ardência e só descobri porque aqui no Ceará temos um dos melhores centros de CEATOX do nordeste dentro do maior hospital de trauma aqui, o Instituto José Frota ( mais conhecido por IJF) e liguei pra lá e enviei a foto dela pelo WhatsApp e me tranquilizaram e me informaram o nome dela, me informaram que eram inofensivas, resolvi fazer uma pesquisa mais aprofundada e agora que descobri que são benéficas nunca mais irei matá-las!