Em uma só foto, duas espécies de borboletas muito parecidas apresentando o mesmo comportamento, se alimentando de seiva de uma árvore através de um furo no tronco. Bem próximo às borboletas dá para ver pequenas abelhas sem ferrão provavelmente explorando o mesmo recurso. Normalmente tais insetos são atraídos pela seiva em processo de fermentação. A abundância deste recurso pode influenciar a estrutura da comunidade de insetos em uma determinada área [1].
As espécies de borboletas registradas são Prepona laertes (acima) e Archaeoprepona amphimachus, ambas da Família Nymphalidae. Tais borboletas possuem uma probóscide (aparelho bucal longo, sugador) diferenciada, adaptada para explorar seivas de árvores, líquidos de frutos apodrecidos e fermentados e estrume fresco. As probóscides possuem uma forma de ponta de pincel, com muitas cerdas, e parecem ter a função de acumular fluidos e na absorção de líquidos de superficies molhadas, como frutos podres e seivas [2].
A espécie Prepona laertes diferencia-se de A. amphimachus pela presença de falsos olhos bem desenvolvidos na face ventral das asas [3]. As duas espécies possuem asas com marcas de coloração azul metálica que muda de cor de acordo com a posição do observador.
Registro realizado na Chapada do Araripe, município de Barbalha, Ceará.
Comentar