Esse anuro pertence ao gênero Pristimantis que é comum em Floresta Atlântica do Nordeste Brasileiro, com três espécies na região: P. paulodutrai (Alagoas ao Sul da Bahia); P. vinhai (Parte sul da Bahia, Leste de Sergipe e Pernambuco) e P. ramagii amplamente distribuído da Paraíba ao Sul da Bahia. A espécie é uma pequena rã encontrada em áreas de até 800 m de altitude vivendo associada a serapilheiras em fragmentos primários e secundários. A vocalização de Pristimantis ramagii pode ser ouvida no acervo da CoaxaR. Foi observado que o canto de anúncio tem variedade entre os indivíduos dessa espécie [1].
Na Red List da IUCN esta espécie está numa situação pouco preocupante. No entanto as populações de P. ramagii possuem uma forte tendência a diminuir por atividades humanas como desmatamento, habitação e áreas urbanas, pecuária e extração de madeira.
Registro da Reserva de Floresta Urbana Mata de Jaguarana, um fragmento de Floresta Atlântica localizado próximo ao Centro de Paulista, Pernambuco.
Comentar