Haemulon é um gênero de peixes neotropicais (Família Haemulidae). São conhecidas 19 espécies distribuídas por todo o Pacífico oriental tropical e Atlântico ocidental. A maioria das espécies vive próxima ao fundo e se alimenta de organismos bentônicos. As espécies são muito similares quando em estágios iniciais de desenvolvimento sendo separadas visualmente apenas por padrões complexos de pigmentação e posição de escamas [1].
Espécies do gênero dominam numericamente ambientes recifais formando cardumes de milhares de indivíduos. São considerados um dos grupos de peixes mais importantes na região por sua abundância, valor pesqueiro e importância trófica como predador e presa.
Na região da Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, notadamente em Tamandaré, onde o presente registro foi realizado, foi observado a formação de cardumes mistos, nos quais outras espécies de peixes se juntam aos grupos de Haemulon apresentando comportamentos de mimetismo de proteção. Nestes grupos mistos, é possível encontrar peixes que não se parecem com os Haemulon, mas procuram proteção pelo aumento do número de indivíduos no cardume e também peixes que apresentam padrões de coloração parecidos com os peixes do cardume [2].
As espécies de Haemulon são conhecidas popularmente como xira ou cocoroca. A espécie registrada na foto é provavelmente Haemulon squamipinna.
Comentar