... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Lagartixa comendo uma anfisbena

Lagartixa comendo uma anfisbena

Publicado por Aléssio F.

no dia 12/11/2024

20 visualizações

0 comentário

Lagartixa comendo anfisbena JPG

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Como um lagarto come espaguete? Esta pergunta faz parte do título de um artigo que acaba de ser publicado e descreve um comportamento alimentar um tanto quanto curioso de um lagarto da espécie Tropidurus hispidus. Neste evento, a lagartixa consegue engolir, aparentemente sem mastigar, uma anfisbena (um tipo de lagarto sem patas). E tudo isso em posição vertical, pendurada em um muro! É a primeira vez que todo o processo de predação de uma anfisbena por um lagarto é registrada, desde a captura até a total ingestão da presa.

Tropidurus hispidus é uma espécie com dieta generalista, mas apresenta preferência por insetos, especialmente formigas e cupins, que podem ser encontrados em todas as épocas do ano. Pequenos insetos e artrópodes são capturados e, com uma mastigada ou duas, são rapidamente ingeridos. É surpreendente que uma lagartixa consiga engolir uma presa tão comprida, como uma anfisbena, sem mastigá-la.

Não mastigamos todos os alimentos da mesma forma. Um spaguetti não precisa de tanta força nem de muitas repetições de abrir e fechar nossas mandíbulas em comparação com um pedaço de cenoura crua. No caso da lagartixa, comer formigas ou uma anfisbena representa tarefas bem distintas. Grande parte das espécies de vertebrados possuem, em maior ou menor grau, a capacidade de modular seus programas motores da mastigação em resposta ao tipo, forma e textura do alimento. Esta modulação, ou adaptação, de comportamentos alimentares, também pode ser influenciada por condições externas.

Então, como a lagartixa conseguiu engolir uma presa tão grande sem mastigá-la? A lagartixa utiliza a lingua, em movimentos antero-posteriores, para deslocar o corpo alongado de sua presa para dentro do esófago fazendo, ao mesmo tempo, movimentos imperceptíveis de relaxamento das mandíbulas para que a presa possa ser transportada intra-oralmente. A hipótese é que a lagartixa desenvolveu uma estratégia para poder fazer uma boa refeição mesmo estando de cabeça para baixo e não perder a comida por causa da gravidade. Existem espécies de lagartos com hábitos arborícolas que se alimentam preferencialmente de minhocas. Possivelmente estes lagartos caçam minhocas no chão e sobem rapidamente nas árvores para se protegerem de possíveis predadores. Talvez estas espécies apresentem a mesma estratégia alimentar observada pelo Tropidurus hispidus, de não abrir muito a boca quando estiver comendo alguma coisa. Uma questão de boa educação na mesa, diga-se de passagem.

O registro foi realizado no dia 30 de janeiro de 2022, no município de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco.

Marcadores do autor

20/20

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal