... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Caranguejo chama maré

Caranguejo chama maré

Publicado por Aléssio F.

no dia 25/03/2023

90 visualizações

1 comentário

Caranguejo chama maré

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Os caranguejos do gênero Uca apresentam um pronunciado dimorfismo sexual. Os machos possuem uma de suas quelas (patolas) muito maior que a outra. A menor é utilizada comumente para obter alimentos no sedimento. A maior, que pode medir quase até 3 vezes o comprimento do corpo, é usada em brigas e exibições entre machos e acenos para fêmeas. Esta grande variação de características morfológicas, notadamente caracteres relacionados ao tamanho, é chamada de alometria. Em geral, as estruturas que funcionam como armamento nos machos possuem relação hiperalométrica com o tamanho do corpo [1].

Caranguejo chama-maré encontrado no Espaço Ciência, Olinda, Pernambuco. Registro realizado no dia 23 de março de 2023 durante uma aula prática de ecologia de manguezais. Os caranguejos do gênero Uca apresentam comportamento gregário, de hábitos noturnos e diurnos, e ativos durante a maré baixa, quando buscam alimentos e fazem a manutenção de suas tocas.

Marcadores do autor

12/12

Observações

[1Texto adaptado de Taminato, R., Marquitti, F. M., Martin, P., & Aguiar, A. (2009). Alometria das quelas em machos e fêmeas do caranguejo chama-maré Uca sp (Crustacea: Brachyura). Livro do curso de campo “Ecologia da Mata Atlântica”.

Seus comentários

  • no dia 25 de março de 2023 as 13:27, por Ariane

    Aula muito produtiva e rica em conhecimentos

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal