A murucututu é uma das maiores espécies de corujas da America do Sul. Apresenta uma grande distribuição geográfica, ocorrendo desde o México até o norte da Argentina [1]. No Brasil está presente em quase todos os estados, com ocorrências raras na região sul do país. Pulsatrix perspicillata é uma espécie característica de florestas tropicais úmidas, ocupando os estratos mais elevados da mata. Também pode ser encontrada em matas secas e em regiões de savana, como o Cerrado. Durante a época reprodutiva os adultos são territoriais e cuidam juntos dos filhotes.
Na cidade de Recife, parece ser relativamente comum em áreas urbanas densamente arborizadas. Alimenta-se preponderantemente de outras aves e de roedores, podendo também predar espécies de marsupiais, morcegos e de pequenos primatas [2]. Por seu porte avantajado, a murucututu é capaz de atacar presas maiores, como o bicho-preguiça [3].
Registro realizado no dia 20 de novembro de 2021 no Sítio de Trindade, um parque urbano de Recife, Pernambuco. Na foto é possível ver um filhote, com sua penugem totalmente branca e a máscara preta (disco facial) em torno dos olhos característica da espécie, mantida nos adultos. Ao lado direito, escondido entre a folhagem, está um dos adultos. Na ocasião foi possível observar dois adultos e os seus dois filhotes na mesma árvore.
Comentar