Lepas anatifera é uma espécie de craca (Cirripedia, Lepadomorpha) cosmopolita, ocorrendo em todos os oceanos. As cracas Lepodomorpha são na verdade crustáceos marinhos sésseis extremamente modificados que possuem um pedúnculo que permite que os animais se prendam a substratos variados (troncos, cascos de barcos, carapaças de tartarugas marinhas) podendo formar grandes colônias. As lepas são animais que completam todo o seu ciclo de vida em alto mar. Vivem em forma de larvas pelágicas por até 2 meses até poderem se fixar em alguma superfície dura.
As cracas torácicas, como as lepas também podem ser chamadas (referência ao clado Thoracica), se alimentam através de filtração de material em suspensão com a ajuda de apêndices modificados conhecidos como cirros. As lepas são frequentemente confundidas com moluscos porque seu corpo está completamente envolvido em uma carapaça que se parece com uma concha do mar. A carapaça bivalve lembra vagamente um bico de ganso. É por isso que em inglês são chamados de goose barnacles ou gooseneck barnacles (cracas pescoço-de-ganso, numa tradução livre).
Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 2 de maio de 2021. As cracas estavam presas em um tronco encalhado na praia.
Comentar