Mariposa do gênero Cosmosoma. São popularmente conhecidas como mariposas-vespa. O gênero Cosmosoma possui aproximadamente 155 espécies de mariposas neotropicais. As lagartas das espécies de Cosmosoma são geralmente de cor creme ou branca e bem peludas [1].
Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco, no dia 12 de maio de 2020.
Seus comentários
# no dia 9 de janeiro as 11:17, por Marco
Bom dia,
Moro em Barra de São João, Casimiro de Abreu,RJ
Minga casa está infestada de Mariposa Vespa, será que é o calor?
Ficam do lado de fora nas plantas, mas são muitas.
# no dia 9 de janeiro as 11:31, por Aléssio F.
Olá Marco, se puder tire uma foto com o seu celular e compartilhe aqui no Portal. Podemos verificar se é a mesma espécie da foto. Você pode chegar bem perto delas. São inofensivas. Quanto melhor a foto, mais fácil será a identificação. Lembre de tirar a foto com o celular na horizontal.
# no dia 9 de janeiro as 23:32, por Ruth
Minha casa tbm. Encontrei muitas num quartinho que ficam umas madeiras. Moro região serrana do RJ. A noite, elas ficam na janela da área de serviço quando eu ligo a luz. Fiquei com medo pois são muitas. Elas são perigosas?
# no dia 10 de janeiro as 04:23, por Aléssio F.
Oi Ruth. Se for realmente a mesma espécie, estes insetos não apresentam perigo. De forma geral, espécies de mariposas não oferecem risco, pois não picam nem transmitem doenças. Seria muito bom se você pudesse fotografar bem de perto e compartilhar a foto aqui no Portal. Assim poderíamos criar um banco de dados dessas espécies tão bonitas. Lembre de compartilhar a localização do registro. Siga esse passo a passo para postar fotos no Portal https://www.portal.zoo.bio.br/media81
# no dia 14 de janeiro as 18:03, por VIRGÍNIA SILVA
Aqui, no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ, também está cheio dessas mariposas. Elas possuem fotofilia e entram no apartamento, à noite, atraídas pelas luzes das lâmpadas. São muitas.
# no dia 20 de janeiro as 20:27, por Laércio Tobias
Boa noite a todos
Hoje, 20/01/2024 , Santa Teresa-Rj ( Rio de Janeiro-RJ) está INFESTADA destas benditas lagartinhas , tal de«Cosmosoma teuthras» .
Em um primeiro momento , pensei que fosse desleixo do vizinho...Depois de quase comprar briga, prestar queixa na DP ( por abandono de terreno baldio , pois há um aqui ao meu lado) , descobri que há uma ENORME infestação percorrendo o bairro , PELO MENOS da altura do Restaurante «do Gaucho» até o Hospital Saint Romain .
Como citado, elas estão aos MILHARES , e venho combatendo os «excedents» com MUITO VINAGRE , DETERGENTE E ÁGUA . Na proporção 1 parte vinagre x 10% detergente x 3 partes de água .
Sacudo meu borrifador de 2Lt 150x e mando bala.
Estou sofrendo , pois elas entrm até no meu quarto, e está um inferno DORMIR com as janelas fechadas .
# no dia 21 de janeiro as 04:15, por Aléssio F.
Seria muito interessante alguém tirar uma foto de uma vespa e postar aqui no Portal para a gente comparar e ver se é a mesma espécie.
# no dia 23 de maio as 12:37, por Joao
Tenho uma loja de roupas no interior de SP, e apareceu uma dessas no estoque de minha loja
# no dia 23 de maio as 14:51, por Laércio
Tem que ter paciência....Elas levaram 1 semana para «desaparecer» em minha região...Mas em meu caso, eram LARVAS ainda.....É do ciclo de reprodução dela mesmo, acredito . SE for uma quantidade excessivamente grande, devem levar isso : 1 semana .
# no dia 3 de julho as 13:50, por Gabriel Ribeiro
Oi moro em cerro azul PR, vi uma dessas hj fiquei maravilhado com meu irmão mas nos n sabíamos se era venenosa ou não mas do nd ela começou a vir meio q pra cima de mim rodando eu matei ela sem querer fiquei mt mal em saber q são inofensivas.