Eulaema cingulata é uma espécie de abelha neotropical da subtribo Euglossina (Família Apidae). No Brasil apresenta uma grande distribuição, ocorrendo na Amazônia e na Mata Atlântica. Em algumas regiões de Mata Atlântica do sudeste do Brasil, Eulaema cingulata é uma das espécies mais comuns entre espécies de abelhas de orquídeas [1], como são popularmente conhecidas as espécies de abelhas euglossinas. O gênero Eulaema possui aproximadamente 26 espécies descritas [2].
Os machos de abelhas euglossina são especializados em coletar flagrâncias florais. Por causa deste comportamento são consideradas importantes polinizadoras, principalmente de espécies de orquídeas [3]. As flagrâncias parecem ser utilizadas para a produção de feromônios. As fêmeas coletam nectar e resinas. As fêmeas também apresentam um comportamento interessante. Elas coletam regularmente o material fecal de vertebrados para utilizar como revestimento externo para as células dos ninhos: um hábito que pode reduzir a predação dos ninhos por formigas, imitando o mau cheiro do escatol, uma substância produzida pelas próprias formigas [4].
Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco. Foram visualizados dois indivíduos, que aparentemente foram atraídos por resina de tábuas de madeira.
Comentar