Jacana jacana (Charadriformes: Jacanidae) é uma ave que vive em ecossistemas aquáticos (pântanos, lagos). Ela consegue caminhar sobre a vegetação flutuante com a ajuda de suas patas com grandes dedos que aumentam a área de contato com a superfície e evitam que a ave afunde. É uma espécie que apresenta grande distribuição geográfica, ocorrendo em praticamente toda a America do Sul e em todos os biomas terrestres do Brasil.
As fêmeas de jaçanã são normalmente maiores do que os machos e são bastante territorialistas. É uma espécie poliândrica. Na época reprodutiva, a fêmea copula com vários machos. Os machos constroem os ninhos em plataformas de vegetação, chocam os ovos e cuidam das ninhadas sozinhos. As fêmeas competem entre si pelo acesso aos machos e pelo cuidado parental que os machos proporcionam. Esta competição, por sua vez, aumenta a força da seleção sexual que atua sobre as fêmeas [1].
A jaçanã apresenta uma dieta generalista, se alimentando preponderantemente de invertebrados (moluscos, insetos, crustáceos) mas também podem comer pequenos peixes e sementes [2].
Registro realizado na mata de Brennand, Recife, Pernambuco.
Comentar