... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Megascolia maculata

Megascolia maculata

Publicado por Aléssio F.

no dia 12/07/2024

26 visualizações

0 comentário

Megascolia maculata

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Megascolia maculata é considerada uma das maiores espécies de vespa da Europa e do Mundo. É uma das 560 espécies conhecidas da família Scollidae [1], um grupo de himenópteros conhecido como «vespas mamute» pelo seu tamanho avantajado. Na França a espécie é conhecida popularmente como «vespa da cara amarela». Megascolia maculata ocorre preponderantemente na região do Mediterrâneo e pode ser facilmente reconhecida por seu corpo e patas robustas e pelas suas manchas amarelas do seu abdomen. É uma espécie solitária com hábitos diurnos. Apresenta um acentuado dimorfismo sexual, sendo as fêmeas bem maiores do que os machos.

Como outras espécies de Scollidae, Megascolia maculata é uma espécie de vespa parasitoide idiobionte. Isto designa uma estratégia reprodutiva primitiva e relativamente comum em vespas solitárias em que as fêmeas procuram um hospedeiro vivo para que possam depositar seus ovos. No caso de Megascolia maculata, as fêmeas são bastante seletivas e procuram larvas de besouros da espécie Oryctes nasicornis [2]. As larvas desses besouros são corpulentas e se desenvolvem em ninhos escavados no solo ou em troncos em decomposição. Quando uma vespa fêmea encontra uma larva de besouro, ela a paraliza com seu ferrão. Após ser paralizada, a larva hospedeira não consegue mais se desenvolver nem se movimentar. Dessa forma, a larva da vespa cresce e se desenvolve se alimentando da larva do besouro. A procura de larvas hospedeiras ocupa a maior parte do tempo de atividade das fêmeas fecundadas. As vespas adultas machos e fêmeas se alimentam de néctar, como pode ser observado na foto.

Registro realizado no dia 8 de julho de 2024 em Cassis, sul da França.

Marcadores do autor

21/21

Observações

[1Khouri, Z., Gillung, J. P., & Kimsey, L. S. (2022). The evolutionary history of mammoth wasps (Hymenoptera: Scoliidae). BioRxiv, 2022-01.

[2Vereecken, N., & Carriere, J. (2003). Contribution à l’étude éthologique de la grande Scolie à front jaune Megascolia maculata flavifrons (F., 1775)(Hymenoptera, Scoliidae) en France méditerranéenne. Notes fauniques de Gembloux, 53(7), 80.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal