Callinectes sapidus é uma espécie de crustáceo nativa da costa oeste do Oceano Atlântico, ocorrendo desde o Uruguai até o litoral do Canadá. No Brasil a espécie é popularmente conhecida como siri azul. Apresentam dieta onívora. Por causa de sua grande abundância em regiões estuarinas, o siri azul exerce um papel ecológico chave regulando o fluxo de energia e elementos entre a zona bentônica e a coluna d’água. Adultos e juvenis de Callinectes sapidus vivem preponderantemente em estuários. No período reprodutivo, as fêmeas migram para praias de mar aberto para liberar seus ovos. As larvas do siri azul são planctônicas. Após um curto período de desenvolvimento, os indivíduos adquirem sua natureza bentônica.
A pesca do siri azul é uma importante atividade econômica no Brasil, particularmente no litoral do Estado de São Paulo, onde esta atividade é bem documentada. Em média são pescados 100 toneladas de siri por ano [1].
É considerada uma espécie invasora do litoral da Europa, estando bem adaptado às condições ambientais do Mar Mediterrâneo [2].
Registro realizado na praia de Carne de Vaca, litoral norte de Pernambuco no dia 20 de janeiro de 2022.
Comentar