... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Besouro gorgulho

Besouro gorgulho

Publicado por Aléssio F.

no dia 16/11/2022

62 visualizações

0 comentário

Besouro gorgulho

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Besouro da espécie Homalinotus coriaceus encontrado em Tamandaré, do dia 15 de novembro de 2022. Este gorgulho é conhecido popularmente como broca-do-cacho-do-coqueiro ou broca-do-pedúnculo-floral. É considerado um besouro praga de cultura do coco no Brasil. Na época reprodutiva as fêmeas abrem um orifício próximo da região de inflorescência do coqueiro e deposita um único ovo por abertura. As larvas se desenvolvem se alimentando de material vegetal, danificando tecidos e interrompendo o fluxo de seiva o que causa a queda de flores e frutos. O período larval dura em média 144 dias e os adultos podem viver durante aproximadamente um ano e meio [1].

Marcadores do autor

24/24

Observações

[1Sarro, F. B., Crocomo, W. B., & Ferreira, J. (2004). Aspectos da biologia e morfologia da broca do pedúnculo floral do coqueiro, Homalinotus coriaceus (Gyllenhal)(Coleoptera: Curculionidae). Neotropical Entomology, 33, 7-12.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal